O parto normal é aquele em que o bebê vem ao mundo por via vaginal, o parto pode ser realizado com anestesia ou sem anestesia, dependendo de cada caso. O parto normal oferece benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê, pois ele diminui o risco de infecções. Entretanto, existem algumas contraindicações para o parto normal que devem ser avaliadas pelo médico, como por exemplo bebês muito grandes, com batimento cardíaco fetal abaixo de 100 bpm, bebê sentado ou com o cordão umbilical enrolado no pescoço. Nestes casos, o médico poderá sugerir uma cesariana.
Como controlar as dores
O parto normal realizado sem anestesia pode causar fortes dores, mas existem algumas dicas para controlar esse desconforto, massagens realizadas pelo companheiro, no intervalo de cada contração podem ajudar a aliviar as dores. Respirar profundamente no momento de maior dor e fazer movimento de expulsão com o períneo, ajuda a facilitar o nascimento do bebê. Relaxar e evitar tensões, fazer movimentos durante as contrações, também controlam a dor.
Pós- Parto
A recuperação do parto normal é bem rápida o contrário da cesária. Na cesária são cortadas 7 camadas de tecido até chegar ao bebê e após a sua retirada, o médico tem que fechar todos estes 7 tecidos, e isso pode levar mais de 30 dias para cicatrizar, causando dor e desconforto. Após o parto normal, a mulher já pode andar e comer, mas não deve se levantar sozinha, pois perdeu muito sangue durante o parto e isso pode fazer com que a pressão arterial caia e cause tonturas e até desmaios. A alta hospitalar acontece a partir de 48 horas do parto normal, se tudo ocorrer bem, e se o obstetra, neonatologista e pais estiverem de acordo. Exercícios pré e pós-natal orientados são fundamentais para a mais rápida recuperação da mulher. Um corrimento vaginal parecido com a menstruação ocorrerá por cerca de 20 a 30 dias após o parto. Nos primeiros dias será vermelho e intenso tendendo a diminuir e ficar acastanhado até transparente. Se dentro de 30 dias esse corrimento não diminuir ou aumentar, tiver mau cheiro, coágulos ou secreção purulenta com febre, é indicado que você procure seu médico, pois pode haver algo errado.
Parto – Preço
Os valores de um parto normal variam de R$ 3.000,00 a R$ 15.000,00, dependendo do hospital e serviços oferecidos pelo mesmo. Vale lembrar que o parto normal pode ser feito pelo SUS, sem custo algum.