Retinografia simples: Preço, como é feito o exame

A retinografia é um exame capaz de observar e registrar imagens da retina do olho, bem como nervo óptico. As imagens são obtidas em alta resolução,  possibilitando um acompanhamento seriado da evolução de lesões que nele existam. É um exame bastante importante para o acompanhamento de pessoas com miopia, diabetes mellitus, hipertensão arterial, alterações da mácula, tumores oculares, etc.

Exames específicos da retina devem ser solicitados quando o médico suspeita que os sintomas visuais são causados por alterações retinianas. Atualmente, existem diversos exames para a avaliação da retina, que permitem sua visualização direta de forma indolor e não invasiva.

Retinografia simples - Preço

O que é a retina?

O olho assemelha-se a uma bola, estando a pupila situada na frente do olho. A pupila é a abertura que permite que a luz entre e se dirija até ao “fundo do olho”. Aqui encontra-se a retina (na parte detrás do olho). Esta ocupa um importante papel na visão. A retina converte as imagens em sinais elétricos e transmite-os através do nervo ótico até ao cérebro.

Como é feito o exame

Nesse exame, a pupila é dilatada e a pressão arterial é checada antes da realização do exame. Em seguida, são capturadas várias fotos que aparecem imediatamente no monitor do computador. Ao final do exame, que dura de 7 a 10 minutos em média, as imagens obtidas já podem ser analisadas para impressão. Dessa forma, as fotos mais importantes são impressas para a avaliação do médico.

Nesse tipo de exame, é necessário acompanhante. Há dilatação da pupila e, por isso, não devemos dirigir em seguida. Não é necessário jejum.  Caso o doente use lentes de contato deve retirá-las antes do exame. A duração é de 1 hora em média, e o resultado é entregue após 6 dias úteis.

Retinografia simples - Preço

Retinografia simples – Preço

O exame de retinografia custa em média R$ 360,00. O valor pode variar de acordo com a clínica e região.

Comentários

Deixe um comentário