A Retossigmoidoscopia é um exame endoscópico de imagem realizado através da observação direta do interior do canal anal, reto e cólon sigmóide e intestino grosso. O exame pode ser feito através de um aparelho rígido ou flexível, o médico indicará o melhor aparelho de acordo com o seu caso, não sendo necessária sedação ou anestesia, é considerado um exame simples onde o paciente poderá retornar às atividades normalmente após realizá- lo.
Esse tipo de exame é capaz de diagnosticar desde patologias simples como: hemorróidas, fissuras e fístulas até doenças mais importantes como doenças inflamatórias crônicas, pólipo e neoplasia (algum tumor)Hemorróida,Fissura Fístula Condiloma, Abscesso Úlceras e doenças do reto e sigmóide.
Indicações
O exame é indicado em casos de dor ou distensão abdominal, diarreias crônicas, obstipação crônica,
alteração repentina dos hábitos intestinais, tais como afilamentos das fezes, fezes mal-formadas, saída de muco nas fezes, sangramentos anais, inclusive em portadores de doença hemorroidária (hemorróidas), para exclusão de outras patologias que podem cursar com perdas de sangue, pesquisa de anemias, pesquisa de sangue oculto nas fezes,
prevenção do câncer do reto e cólon esquerdo, antecedentes familiares de câncer colo-retal, polipose gastro-intestinal ou câncer de mama. Alguns tipos de tratamento tais como retiradas de pólipos, cauterização de lesões vasculares, colites actínicas (por radioterapia), dilatações de estreitamentos, retiradas de corpos estranhos. Controle evolutivo de algumas patologias como retocolites, estadiamento em casos de câncer colo-retal, seguimento pós operatório em casos de colectomias à esquerda.
Como é realizado
A retossigmoidoscopia flexível é realizada, habitualmente, numa sala apropriada, da viagastro. Antes do exame o paciente é orientado sobre o procedimento, a enfermeira punciona uma veia no braço para administração de medicamentos e posiciona um sensor digital na mão para avaliação dos dados vitais (freqüência cardíaca e oxigenação do sangue) durante o exame. É um exame simples que, em alguns casos, pode dispensar a sedação. O paciente é posicionado, confortavelmente, numa maca, deitado de lado, para a esquerda.
Após a administração dos medicamentos sedativos, é realizado um toque retal para relaxamento dos esfíncteres anais, seguido da introdução do aparelho. Após posicionamento apropriado, o aparelho é introduzido suavemente através dos segmentos finais do intestino grosso, permitindo o exame cuidadoso de toda a mucosa e do canal anal interna e externamente. Para melhorar a visualização, é necessário injetar pequenas quantidades de ar dentro do intestino, o que pode causar um pouco de cólica. Quando isso ocorre, esse ar é retirado através do próprio aparelho, aliviando a distensão.
Riscos
Em casos em que precisa sedação podem ocorrer flebite superficial (vermelhidão e inchaço no local da punção da veia), até situações de maior gravidade com hipotensão arterial (queda de pressão), bradicardia, depressão respiratória, broncoaspiração e parada cardiorrespiratória.
Sangramento e perfuração intestinal são eventos improváveis e extremamente raros durante esse exame.
Retossigmoidoscopia – Preço
Retossigmoidoscopia flexível custa em média R$ 300,00
Retossigmoidoscopia rígida R$ 105,00