Ressonância Magnética do Crânio (encéfalo): Preço, como é feita, indicações

Ressonância Magnética do Crânio (encéfalo), é um exame bastante preciso para avaliação do parênquima encefálico.

As imagens fornecidas são de excelente resolução, contribuindo assim para um melhor diagnóstico em diferentes planos, podendo ser avaliado vários ângulos.

Ressonância Magnética do Crânio

Quando é indicado

O exame é indicado quando há suspeitas de tumores, anomalias cerebrais, aneurismas, alterações oculares e auditivas, acidente vascular cerebral, doenças da glândula hipófise, algumas doenças crônico-degenerativas do sistema nervoso e traumatismo crânio-encefálico em pacientes selecionados. É bastante indicado em casos de  enxaqueca pois se dá principalmente pela exclusão de outras causas em que a dor de cabeça é um sintoma secundário a doenças mais graves.

Como é feito o exame

O paciente é deitado sobre uma superfície plana e é conduzido para dentro de um túnel onde há emissão de ondas de rádio, em alguns casos é necessário o uso de contraste, para isso é necessário jejum de 4 horas.

O paciente deve informar ao médico alergias ou reações desagradáveis após a injeção de contraste. O exame dura cerca de 20 minutos, podendo aumentar o tempo conforme indicação médica.

É importante salientar que a ressonância é um método não-invasivo, geralmente indolor, que utiliza um campo magnético poderoso, sem radiação ionizante, não oferecendo riscos para a saúde.

O exame de ressonância produz imagens muito claras do cérebro  fornecendo informações sobre a estrutura e a vascularização encefálicas.

Ressonância Magnética do Crânio

Cuidados

  • Pacientes que tenham feito tatuagem ou maquiage­­­­­­­­­­­­m definitiva em tempo inferior a três meses deverão informar essa condição em questionário aplicado, para uma avaliação da equipe quanto à possibilidade de realização do exame.
  • Gestantes não podem realizar o exame, exceto com idade gestacional superior a três meses com autorização prévia do médico radiologista do serviço e médico assistente da paciente.
  • É vetado o exame a pacientes que usam marca-passo, clipes de aneurisma, válvulas cardíacas e implantes cocleares.
  • Pacientes que possuem algum tipo de implante metálico no corpo deverão trazer o laudo do fabricante atestando sua compatibilidade com a ressonância magnética de 3 Tesla.
  • Metais como brincos, piercings e anéis devem ser retirados no dia do exame. Caso tenha vindo ao InsCer com estes acessórios, será orientado o recolhimento prévio em armários lacrados.

Quanto custa a ressonância magnética do crânio

O exame custa em média R$ 1.100,00, o valor pode sofrer alterações, no caso se for utilizado contraste, o valor é maior. Vale lembrar que alguns planos de saúde cobrem o valor ou oferecem até mesmo descontos.

Comentários

Deixe um comentário