Ressonância Magnética da Coluna: Preço, indicações, quanto custa

Nossa coluna divide-se em cinco partes sendo elas a coluna cervical, coluna torácica (dorsal), coluna lombar, coluna sacral e coluna coccígea.

Chamamos de Ressonância magnética um procedimento que utiliza imãs e ondas de rádio para criar imagens de áreas da coluna vertebral, sendo capaz de mostrar  a localização exata do problema em questão, principalmente em áreas difíceis de serem examinadas.

Ressonância magnética da coluna - preço

Indicações

O exame é indicado para detectar tumores, lesões lombares, linfonodos, hérnias de disco, esclerose múltipla e também a meningomielocele, entre outras patologias.

Ressonância Magnética da Coluna

Como é realizado o exame

O exame é completamente indolor, não causando incômodo algum ao paciente, nem durante nem depois do exame que tem duração de aproximadamente 35 minutos. É um exame seguro e eficaz, não utilizando radiação em seu processo. Após o exame será fornecido ao paciente um relatório bastante preciso sobre o procedimento. As imagens geradas pela Ressonância Magnética são tridimensionais, ou seja, quando é realizada a ressonância magnética da coluna lombar, o exame fornece imagens em três planos nesta área do corpo.

Durante o exame o paciente deverá deitar- se em um grande tubo comprido e largo, aberto em suas extremidades, o que possibilita o paciente a ter uma respiração completamente normal. Ao ser acionado, o equipamento forma um campo magnético que envia ondas de rádio ao corpo do paciente e calcula a liberação de energia das células do organismo. O exame é realizado com o paciente deitado com a barriga para cima, sendo que a barriga fica no centro do equipamento, e assim como em outros métodos da radiologia, a pessoa deve ficar imóvel para resultados mais precisos.

Trata-se de um exame prático que dispensa que o paciente faça qualquer dieta especial, mas convém que paciente converse com o médico sobre o período de jejum que antecede o exame.

Ressonância Magnética da Coluna

Contraindicação

O exame é contraindicado para pacientes com aparelhos oculares, implantes otológicos, marca passo cardíaco ou fixadores ortopédicos externos.

Em pacientes com asma poderá ser necessária a injeção da substância gadolínio. Apesar de ter um índice extremamente baixo de reação alérgica, pode haver a necessidade de preparo antialérgico, que se iniciará 12 horas antes do exame.

Ressonância magnética da coluna – Preço

A ressonância magnética só poderá ser feita com indicação médica, lembramos que o exame poderá ser feito pelo SUS, de uma forma totalmente gratuita, seu ponto negativo poderá ser a espera para fazer o exame, que deverá ser agendado com muita antecedência. Quando feito por via particular, poderá custar em média R$ 1.600,00, é um exame com custo bastante elevado, mas que dependendo da clínica escolhida poderá variar esse valor ou até mesmo o paciente poderá conseguir algum desconto.

Facebook Comments

Deixe um comentário