A catarata é um processo de opacificação do cristalino, que é uma lente natural dos olhos localizada atrás da íris. Quando o indivíduo desenvolve catarata essa lente se torna opaca impedindo e passagem dos raios luminosos que formam a imagem no fundo do olho. Não existem colírios ou óculos que eliminem a doença, o único tratamento eficaz é a cirurgia, onde é utilizado um laser e facoemulsificação.
Antes da Cirurgia
O paciente é avaliado por um oftalmologista, que irá indicar os exames necessários.
Tipos de anestesia
A cirurgia de catarata na maioria das vezes não necessita de anestesia geral, é feita com colírios e sedação leve.
Como é realizada
É utilizado um laser de facoemulsificação, onde é feito incisões e ruptura da catarata, removendo a mesma. São feitas incisões menores de 3,5mm com um laser nos olhos. É inserida através dessa ruptura uma espécie de cânula no globo ocular, ligada a um equipamento ultra-sônico que aspira e dilui a catarata. Após, é implantada uma lente intraocular através da incisão, o tipo de lente varia de pessoa para pessoa. Após a cirurgia o olho operado ficará com um curativo, necessitando de aplicações de colírios por algum tempo.
Qual o melhor médico para realizar a cirurgia?
A cirurgia deve ser realizada por um médico oftalmologista devidamente capacitado e com amplo conhecimento.
Tempo de duração da cirurgia
O tempo da cirurgia pode variar de pessoa a pessoa, mas em geral dura em média 20 minutos.
Cuidados após a cirurgia
Após a cirurgia o paciente deve retornar para casa e permanecer em repouso, sentado em um local confortável. Em poucas horas a visão retorna ao normal, em poucos dias o paciente poderá voltar a suas atividades normais, não podendo praticar atividades de impacto ou que tenham risco de impacto, como esportes, exercícios físicos ou dirigir. É importante que durante esse período de recuperação o paciente não esfregue os olhos, nem durma sobre o olho operado.
Quanto custa uma cirurgia de catarata
Alguns Planos de Saúde cobrem a realização da cirurgia de catarata. O preço da cirurgia é em média R$ 4 mil reais, podendo variar de acordo com a gravidade do caso de cada paciente.