Hoje em dia muitos casais optam por casar no Civil, sem a cerimônia na Igreja, visando a redução de gastos. Mas afinal o que é o Casamento no Civil? Nada mais é que um contrato firmado entre o casal com o objetivo de formar uma família.
O casamento é realizado quando o casal manifesta perante o juiz, a vontade de estabelecer um vínculo conjugal e assim se tornam casados. Os noivos deverão comparecer ao Cartório de Registro Cívil mais próximo a eles, onde é feita uma averiguação, essa etapa dura pelo menos 30 dias, então se você está pensando em Casar no Civil vá ao cartório com no mínimo dois meses de antecedência, para evitar transtornos organize os documentos necessários também com antecedência.
Após a entrega de documentos, se estiverem todos de acordo com o solicitado, os noivos estarão aptos para casar no prazo de 90 dias corridos.
Documentos necessários
Se você é solteiro, basta levar a carteira de identidade e certidão de nascimento de ambos. Casais que já passaram por processos de divórcios anteriormente devem apresentar além da carteira de identidade, a certidão de casamento com averbação do divórcio.
Já os viúvos, devem levar a carteira de identidade, certidão de casamento do primeiro casamento e certidão de óbito do cônjuge falecido.
A cerimônia
Muitos casais optam por fazer a cerimônia no cartório mesmo, a cerimônia é realizada de forma pública, estando presentes o juiz de casamentos, o escrevente autorizado, os noivos e os padrinhos escolhidos.
Muitos optam pela cerimônia em diligência, onde poderá ser feita na própria residência do casal, em buffets, salão, isso dependerá da escolha do casal. É importante salientar que se o casamento for em diligência, é necessário que a cerimônia seja agendada no cartório. O casamento em diligência é de forma pública, estando presente o juiz de casamentos, o escrevente autorizado, os noivos, os 4 padrinhos e os convidados. Após ter ouvido dos próprios noivos a confirmação de que persistem na proposta de se casarem por livre e espontânea vontade, o juiz declarará efetuado o casamento civil. Em seguida, após a assinatura dos termos, os noivos recebem das mãos do juiz a certidão de casamento.
Comemoração
Não é por que seu casamento será realizado somente no Civil que você deixará passar em branco, a dica é, feche um lugar aconchegante, um restaurante, um salão, um sítio e organize uma pequena comemoração, chame amigos e familiares mais chegados, uma pequena e simples comemoração exigirão poucos gastos.
Quanto custa casar no Civil?
O casamento realizado no próprio cartório custa em média custa em média R$ 388,74, o casamento em diligência custa em média R$ 1.300,00. Os preços variam de acordo com a cidade e estado.