A phmetria esofágica é um exame em que se mede a acidez do refluxo ácido do estômago para e esôfago e para a faringe. Atualmente, é o exame mais adequado para avaliar-se a intensidade do refluxo gastroesofágico.
Esse tipo de exame é indicado para pacientes com dor torácica, tosse crônica, refluxos gastroesofágico, regurgitação alimentar, dificuldades para engolir, vômitos ou náuseas repetidos e refluxos gastroesofágicos resistentes às terapêuticas clínicas.
Preparação para o exame
Antes da realização do exame é necessário uma preparação que inclui, jejum de pelo menos 4 horas no dia do exame. Antes de iniciar o procedimento, será colocada pequena quantidade de Xylocaina geléia (um anestésico tópico) na narina a ser utilizada para introdução da sonda, de forma a diminuir sua sensibilidade. Importante que homens ou mulheres estejam vestindo blusas com botões que abrem na frente.
Alguns medicamentos devem ser suspensos antes do dia do exame, conforme descrevemos abaixo:
. Medicamentos para o estômago à base de: Omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, rabeprazol e esomeprazol, devem ser suspensos 10 dias antes;
. Medicamentos para o estômago à base de: Cimetidina, ranitidina e famotidina devem ser suspensos 3 dias antes.
. Antiácidos (Mylanta plus, Maalox plus, Kolantyl, etc.) devem ser suspensos 24 horas antes.
. Medicamentos para náuseas à base de Bromoprida, Metoclopramida, Domperidona, devem ser suspensos 24 horas antes.
Como a Phmetria é realizada?
Para realizar essa medida, é necessário que a pessoa permaneça com uma sonda que passa pelo nariz e vai até o estômago por 24 horas. Essa sonda incomoda muito pouco e não dói nem machuca nada. O exame deve ser realizado enquanto a pessoa mantém suas atividades normais, portanto não deve ser feito em repouso ou finais de semana. Essa sonda é introduzida lentamente pelo nariz, com a ajuda de gel anestésico, até chegar na posição adequada; então é presa no nariz por um esparadrapo especial que não machuca a pele. Pode haver náuseas durante a passagem da sonda, que melhoram rapidamente. Essa sonda fica conectada a um aparelho que grava as informações do exame e que pode ser preso à cintura e um eletrodo que fica preso à pele através de um adesivo.
Após a phmetria geralmente o paciente pode retornar às suas atividades normais. Logo depois da retirada da sonda o paciente pode sentir certo incômodo na narina e garganta. Durante o período em que esteja usando o Holter, o paciente não deve tomar banho nem praticar esportes, para não danificar o aparelho que, tampouco, deve ser exposto a detectores de metais ou a raios X. A retirada da sonda é rápida e não requer qualquer preparo ou jejum.
Phmetria Esofágica – Preço
O preço do exame custa em média R$ 270,00. O valor pode variar de acordo com a clínica escolhida e região.