A obturação dentária é um tratamento indicado para dentes cariados ou partidos, que ocasionalmente causam dor e desconforto. Confira o valor do tratamento em 2020, como é feito e os cuidados após o tratamento.
Na obturação o dente é restaurado e volta a desempenhar sua função normal. A obturação dentária é um procedimento indolor, os materiais que são utilizados no procedimento incluem o ouro, porcelana, resinas compostas e as amálgamas (uma mistura de mercúrio, prata, cobre, estanho e, por vezes, zinco).
A obturação além de eliminar a cárie, também evita a dor de dente e certamente recupera o formato dos dentes e melhora a aparência dos mesmos.
É importante consultar com o dentista regularmente para verificar se não há cáries nos dentes, pois a situação pode se agravar e ter que fazer outros procedimentos como o tratamento de canal e em alguns casos até a extração do dente.
Além disso a cárie pode passar para outros dentes e até mesmo para outras pessoas através do beijo e da partilha de copos e talheres, por exemplo.
Quando fazer uma obturação
Primeiro de tudo, suas visitas ao dentista devem ser periódica, pois os dentes como qualquer parte do nosso corpo, são de extrema importância e merecem todo o cuidado, além do que dizem por aí, uma dor de dente pode ser a pior dor e mais incômoda a se sentir.
Quando seu dentista lhe informa que você tem uma cárie, é preciso que seja feita uma obturação o mais rápido possível, pois ela vai proteger o dente contra uma cárie maior. Se essa obturação não ocorrer, a tendência é uma piora no caso, podendo levar até mesmo a perda do dente, infecções e em casos mais graves até mesmo a perda óssea.
Alguns pontos descoloridos ao meio dos dentes podem indicar a existência de uma cárie dentária. Para se certificar se ela existe ou não, o dentista utiliza um objeto de metal com uma ponta afiada para explorar o local afetado. Quando o esmalte dos dentes está em boas condições, ele consegue resistir aos testes efetuados pelo objeto de metal. No entanto, quando o esmalte se encontra deteriorado, a pressão do objeto metálico pode causar dor e algum tipo de desconforto.
Como é feito o procedimento
Para eliminar qualquer dor ou desconforto na hora do procedimento, é aplicada uma anestesia local na zona afetada, que irá deixá-la dormente.
O tecido cariado é removido, com instrumento de alta rotação. Após essa remoção é feita uma restauração na cavidade e por fim o dente é polido, da mesma forma que é dado o acabamento final do material restaurador.
Cuidados
Após o procedimento, o paciente deverá ter alguns cuidados como: mastigar cuidadosamente os alimentos, portanto, não deve ingerir alimentos muito quentes ou muito frios, fazer a higiene bucal pelo menos duas vezes ao dia e retornar no dia marcado pelo seu dentista, para uma avaliação. Se a obturação quebrar ou cair, procure imediatamente o seu dentista, para poder consertá-la ou substituí-la.
Quanto tempo dura uma obturação
Uma obturação independente do material utilizado, resina ou amálgama, se bem cuidados podem durar uma vida toda. Portanto, a durabilidade da obturação dependem dos cuidados do paciente, da mesma forma que uma higiene adequada também é fundamental.
Obturação Dentária Preço 2020
O preço de uma obturação pode variar dependendo da região, da gravidade do caso e do profissional que irá realizar o procedimento. O valor parte de R$ 200,00 e pode chegar a R$ 900,00 reais.
Acima de tudo, independente do preço é importante que o paciente faça uma boa pesquisa, fique atento aos aspectos relacionados principalmente à limpeza do ambiente, muitas doenças podem ser transmitidas se o ambiente não for higienizado corretamente, a esterilização dos materiais utilizados são fundamentais, assim como o uso de gorro, luvas e agulhas descartáveis.
Recomendamos o cirurgião dentista, Dr. Filipe Shimodo, para realizar suas restaurações e dar o fim as cáries. Consultório localizado na Av. Paulista, São Paulo. Entre em contato e agende uma avaliação – (11) 99816-9141 ou (11)95362-8847 whatsapp ou Instagram @dr.filipeshimodo.