Hemograma – Preço, como é feito

O Hemograma é o exame mais solicitado pelos médicos, é um exame simples mas que pode diagnosticar e controlar a evolução de um grande número de doenças. O Hemograma avalia os glóbulos brancos e vermelhos do sangue. Além disso, o Hemograma mede também o VCM (volume corpuscular médio), que é tamanho das hemácias; o HCM (hemoglobina corpuscular média), que é o peso da hemoglobina em cada hemácia; o CHCM (concentração dehemoglobina corpuscular média), que é a concentração da hemoglobina dentro de cada hemácia e a RDW (red cell distribution width), um índice que indica a variação de tamanho dos glóbulos vermelhos.

Como é feito

O exame de sangue é realizado através de uma agulha colocada diretamente na veia de um dos dois braços. Pode acontecer da veia sumir, devido à sobrepeso, casos de má formação, se acaso isso ocorrer, o sangue poderá ser coletado de outra veia, região dorsal, punho ou na mão. O resultado do hemograma é expresso tanto em número total de cada tipo de glóbulo encontrado, quanto na percentagem de cada um e comparado com dados padrões. O hematócrito (Ht) mede a percentagem do volume das hemácias contidas em uma amostra de sangue total. É importante lembrar que o Hemograma precisa ser analisado por um médico, só ele poderá avaliar alguma alteração existente no exame.

Hemograma - Quanto custa

Antes do exame

 

O paciente não necessita de preparo prévio, em alguns casos nem mesmo o jejum é solicitado. O ideal é que o paciente evite exercícios físicos e informe seu médico, sobre o uso de algum medicamento de uso contínuo. Gravidez e menstruação também devem ser informadas, pois geral alteração no resultado exame.

Hemograma - Preço

Quanto custa um Hemograma

O Hemograma possui uma grande variação de preços, cada laboratório estipula um valor. O preço do Hemograma gira em torno de R$ 10,00 a R$ 25,00. Muitos laboratórios fazem exames a preço popular enquanto outros cobram um valor mais elevado. A dica é, pesquise por laboratórios próximos da sua região e faça uma comparação de preços.

Comentários