Gato Chartreux – Preço e Características

O Gato Chartreux não tem origem definida. Uma das hipóteses mais fundamentadas diz que o Chartreux provém de regiões montanhosas da Turquia e do Irão e que foram introduzidos na França por navios comerciais do Médio Oriente no século XVI. Existe outra hipótese que diz que o seu nome provém do mosteiro “La Grand Charteuse”. Esse felino fofinho é considerado um gato cão, devido ao seu comportamento companheiro e sociável. Sua cabeça é  grande, larga e redonda, o focinho é um pouco mais estreito. As orelhas são de tamanho mediano, seus olhos são grandes e bem abertos, têm um formato mais arredondado, de cor alanranjada ou cobre vivo, sem sinais de verde. O corpo desse felino é sólido, firme, musculoso e bem proporcionado, chamando a atenção dos amantes de gatos.

Gato Chartreux - Preço

Expectativa de vida 

O Gato Chartreux possui expectativa de vida entre 10 e 15 anos.

Temperamento

Chartreux é uma raça inteligente, amorosa, tranquila, que adoram brincar e interagir com seus companheiros humanos. Sua maturidade física é atingida geralmente aos três anos e se tornam adultos com mente de um jovem adolescente desajeitado. É um felino extremamente sociável, convive bem com outros gatos e até mesmo com cachorros. É bastante silencioso e não costuma miar. Só ronrona quando quer um afago ou quando está gostando muito do carinho ou brincadeira. Preferem ambientes calmos, não são muito chegados a barulhos, pois podem se assutar facilmente e, naturalmente, quando o local em que está é palco de brigas ou discussões, ele prefere se retirar. O Chartreux é uma das raças de gato de mais fáceis de adestrar, ele não só aprende rápido como gosta de seguir os comandos, para ele isso é uma grande brincadeira.

Gato Chartreux - Características

Alimentação

A quantidade e o tipo de ração oferecidos ao seu gato é um fator de extrema importância para a sua qualidade de vida, por isso a quantidade e o tipo de ração devem ser indicados por um veterinário. A água pode ser disponibilizada a vontade, por isso é indicado que o seu bebedouro esteja sempre bem abastecido com água fresca e limpa.

Higiene

Durante o outono e a primavera, ocorre sua troca de pêlos sendo necessária escovações três vezes na semana, suas unhas vedem ser cortadas  semanalmente e seus dentes escovados a casa dois dias, a pasta deve ser indicada pelo veterinário.

Gato Chartreux - Quanto custa

Gato Chartreux – Quanto custa

O Chartreux custa entre R$ 2.000,00 e R$ 4.000,00. Antes de comprar o seu felino, pesquise sobre os criadores e evite comprá-los de pessoas suspeitas. É importante saber que ter um animal de estimação não é barato, eles precisam ir ao veterinário, fazer vacinas, tomar vermífugos, gastos com areia sanitária, brinquedos e arranhador, também precisam de atenção, cuidados e carinho como qualquer outro animal.

Comentários