O Gato Azul Russo é um gato exótico de olhos verdes e extremamente brilhantes, sua cor mais comum é um azul acinzentado ou azul de tonalidade média com brilhos prateados. De porte médio eles pesam entre 3,5 e 7 kg, em geral os machos são um pouco maiores do que as fêmeas. Esta é uma raça de gato que foi desenvolvida principalmente na Rússia e na Escandinávia. Trata-se de uma raça natural, que pode ter sido riada no porto de Arkhangelsk, na Rússia. O teoria mais provável para a criação desta raça é que os primeiros exemplarem teriam sido levados à Inglaterra e ao norte europeu por marinheiros ainda no século 19. A primeira vez que um Russian Blue foi visto fora da Rússia foi no ano de 1875, quando um exemplar foi exibido na Inglaterra.
Temperamento
Se você está em busca de um companheiro, esse gatinho será uma excelente alternativa. Um felino extremamente esperto, inteligente, amável, meigo e muito carinhoso, disposto a agradar todos ao seu redor. Apesar de ser ativo, brincalhão e apresentar um bom instinto de caçador, considera-se que este é um gato capaz de adaptar-se com facilidade em ambientes menores, como em apartamento, tendo um bom convívio com outros gatos. Essa raça adora fazer exercícios e procuram entretenimento de todas as formas, correndo, saltando ou escalando móveis, árvores e muros.
Alimentação
A quantidade e o tipo de ração oferecidos ao seu gato é um fator de extrema importância para a sua qualidade de vida, por isso a quantidade e o tipo de ração devem ser indicados por um veterinário. A água pode ser disponibilizada a vontade, por isso é indicado que o seu bebedouro esteja sempre bem abastecido com água fresca e limpa.
Higiene
Sua pelagem é fina, curta e felpuda. Por este motivo é recomendado que seja feita uma escovação regular, e é necessário que se levante o pêlo ao escovar para que ele não fique liso. Os banhos devem ser dados sempre que necessário.
Gato Azul Russo – Quanto custa
O Gato Azul Russo é um gato muito raro e de preço elevado. O Gato Azul custa entre R$ 3.000,00 e R$ 5.000,00, é importante lembrar que ele não será reconhecido como de raça a menos que tenha o pedigree para provar isso. A maioria dos chamados “azuis russos” em abrigos são de fato apenas domésticos de pelo curto, até porque gatos tão caros como eles jamais seriam abandonados.