Exame de intolerância à lactose: Quanto custa?

Veja quanto custa o exame de intolerância à lactose, o que é e como é feito, contraindicações e os sintomas da intolerância à lactose.

A chamada intolerância a lactose tem como consequência a deficiência intestinal da enzima lactase, que é responsável pela “quebra” da lactose e formação de moléculas de glicose.

Para fazer este teste o paciente ingere em jejum um líquido com dose concentrada de lactose. Em seguida, durante duas horas, obtém-se várias amostras de sangue para medir o nível de glicose, que reflete a digestão do açúcar do leite. Se a lactose é “quebrada” pela digestão, os níveis de açúcar no sangue sobem (o paciente não tem a doença).

Se a lactose não é “quebrada”, o nível de glicose no sangue não aumentará e, consequentemente, o diagnóstico de intolerância à lactose será confirmado. É importante salientar que esse exame não deve ser feito em crianças pequenas.

Exame de intolerância à lactose preço

Sintomas de intolerância a lactose

Os sintomas de intolerância podem acontecer em bebês, ou até mesmo na fase adulta, há pessoas que desenvolvem do decorrer da idade. Os sintomas baseiam-se em chiado leve ou tosse, vômito, erupções cutâneas/brotoejas, sintomas digestivos (por exemplo, dores estomacais, diarreia, náusea), fezes com sangue (especialmente em bebês.

Estes sintomas geralmente aparecem momentos após a ingestão de leite de vaca, derivados do leite ou produtos que sejam preparados com leite. Por isso, se surgir algum destes sintomas deve-se experimentar o teste de exclusão alimentar durante 7 dias para ver se os sintomas desaparecem.

Os sintomas podem também se manisfestar com mais ou menos intensidade de acordo com o grau da incapacidade da produção da lactase, que é a enzima que digere o leite de vaca.

Exame de intolerância à lactose quanto custa

Antes do Exame

Antes do exame o paciente não deve ingerir laxantes ou antibióticos nas 2 semanas que antecedem o mesmo, não ingerir remédios para o estômago ou consumir bebidas alcoólicas nas 48 horas antes do teste; não aplicar clister nas 2 semanas anteriores ao exame.

É importante lembrar que no dia do exame o paciente não deve consumir feijão, favas, pão, bolachas, torradas, cereais matinais, milho, macarrão e batata; frutas, legumes, doces, leite e derivados, bombons, balas e chicletes.

Os alimentos permitidos são: arroz, carne, peixe, ovo, leite de soja, suco de soja. Além disso, 1 hora antes do exame é proibido beber água ou fumar, pois pode influenciar de forma significativa o resultado.

Contraindicação

Alérgicos à proteína do leite com alta sensibilidade não devem realizar o exame, sob risco de choque anafilático. Há laboratórios que restringem o exame para pacientes portadores de diabetes, devido às alterações ocasionadas pela carência de insulina.

Quanto custa o exame de intolerância à lactose?

O exame tradicional é oferecido pelo SUS, de forma totalmente gratuita, em laboratórios particulares custam em média R$40,00.

Veja também:
Endoscopia Digestiva: Quanto custa o EXAME?