Enxerto gengival: Quanto custa, como é feito, quando é indicado

Enxerto de gengiva de tecido conjuntivo é uma técnica de enxerto gengival atualmente usada pelos cirurgiões que retira parte do céu da boca, o palato, para então enxertar na gengiva.

Durante o procedimento uma camada mais superficial da gengiva é erguida, permitindo a remoção de uma camada, depois de removido é posicionado com pontos de sutura.

Depois de realizado o enxerto de gengiva, a camada superficial de gengiva do palato é reposicionada e suturada, permitindo o fechamento total da ferida.  É um procedimento bastante doloroso no seu pós operatório ao passar o efeito da anestesia.

Outra técnica utilizada é o “Enxerto de gengiva livre” , essa técnica também  retira parte do céu da boca, havendo utilização da camada mais superficial de gengiva para o recobrimento radicular.  É bastante indicada nos casos de recobrimento da raiz, sem ganho de volume gengival.

Quando o enxerto gengival é indicado?

O enxerto gengival é indicado para vários fins, ele recobre raízes dentárias expostas, corrige gengivas com cores escuras, prevenir a recessão tecidual em pacientes que possuem gengiva fina. Se tratando de estética aumenta o volume das gengivas deixando- as em harmonia com a arcada dentária.

Enxerto gengival preço

Atenção redobrada

Os únicos profissionais aptos a realizarem esse tipo de procedimento é o cirurgião dentista e periodontista, com especialidade em gengivas. A escolha do profissional é de extrema importância para que o resultado final seja o esperado, o ideal é que o profissional tenha boas indicações. Por ser um procedimento delicado e dolorido, boas indicações transmitem confiança ao paciente.

Contraindicações

O procedimento é contraindicado para pacientes fumantes, com alto índice glicêmico, pressão alta, problemas de cicatrização, gengivites, pacientes portadores de HIV, mulheres grávidas e crianças.

Pós operatório

Todo procedimento feito na gengiva requer cuidado redobrado, o paciente deverá manter a higiene adequada com remédios prescritos pelo seu médico, nos primeiros dias a alimentação deve ser leve e pastosa, para que não haja esforço ao comer. Deve-se ter também cuidados com a escovação, para que não abra os pontos, o período de cicatrização pode ser lento e o  paciente deverá seguir a risca as recomendações, devendo evitar:

– Se expor ao sol nos dez dias decorrentes ao procedimento;

– O paciente deve evitar falar alto nas primeiras 72h;

– Ingerir alimentos quentes, pode causar hemorragias dificultando a cicatrização, o ideal é consumir alimentos pastosos de morno a gelado durante sete dias após o procedimento.

Quanto custa enxerto gengival?

O preço do enxerto gengival parte de R$ 2.000,00 podendo chegar até R$ 15.000,00 dependendo do caso do paciente. O valor pode  variar de acordo com cada cirurgião e região onde será realizado o procedimento.

Facebook Comments