O que é HPB, sintomas, quanto custa a cirurgia de raspagem da próstata, como é feita e pós operatório.
Metade dos homens com idade entre 50 e 60 anos apresenta um crescimento da próstata, glândula responsável pela produção do líquido que nutre e transporta os espermatozoides.
Chamamos de Hiperplasia Prostática Benigna o crescimento nodular da próstata pela ação do hormônio testosterona. Trata-se de um aumento benigno deste órgão, portanto, diferencia-se do câncer.
A HPB acomete em 50% dos homens com mais de 50 anos e 90% dos homens com mais de 90 anos, sendo uma enfermidade de comum ocorrência e diretamente proporcional à idade do paciente.
Sintomas
- Dificuldades para urinar.
- Diminuição da força do jato urinário.
- Gotejamento no final da micção.
- Micção em dois tempos.
- Desejo de urinar durante a noite.
- Necessidade de urinar várias vezes durante o dia.
Alguns casos de aumento da próstata são resolvidos apenas com remédios que promovem um relaxamento da área, facilitando a micção, diminuindo também a próstata, porém, em alguns casos os remédios não são suficiente, fazendo com que o paciente não tenha melhora, apresentando dificuldades de urinar, urgência em urinar, urina em pouca quantidade, sensação de peso na bexiga, principalmente no período na noite, prejudicando o sono do paciente e assim sua qualidade de vida.
Nesses casos o mais indicado é a cirurgia de RTU (Ressecção transuretral de próstata) o procedimento é realizado através da visualização da próstata via uretra e remoção do tecido através de eletrocautério.
É considerado o tratamento mais eficiente nesses casos. Os resultados são considerados excelentes, muitos pacientes após o procedimento, não precisam mais dos remédios de uso contínuo.
Pós operatório
Ao término da cirurgia, os pacientes ficam no repouso pós-operatório no centro cirúrgico. Os pacientes recebem alta para o quarto, quando estiverem estáveis e com saída do líquido da irrigação vesical claro. São vistos os sinais vitais, como pressão arterial, frequência respiratória e cardíaca.
Nesta cirurgia, os pacientes saem da sala de operação com uma sonda que é chamada de três vias.
- Em uma via, é colocado água destilada dentro do balão da sonda para que impeça a saída da bexiga.
- Na segunda, é infundido soro contínuo para impedir que ocorra a obstrução da sonda por coágulos.
- Na terceira, é a saída do líquido da irrigação e urina com sangue.
Apesar desta cirurgia não se ver corte cirúrgico externo, o corte interno ocorre na próstata. Assim, a próstata é removida em pequenos pedaços, por uma alça de ressecção do aparelho. Quando a urina fica mais avermelhada, deve-se aumentar a infusão do soro fisiológico da irrigação para impedir que ocorra coágulos.
Geralmente o paciente recebe alta 48h após a cirurgia, a sonda é retirada após uma semana.
Os repousos bem como uma alimentação balanceada devem ser seguidas à risca nos primeiros 30 dias após a cirurgia, o paciente não deve fazer esforço físico, as consultas com Urologista devem ser feitas regularmente, bem como os exames solicitados.
Qual o valor da cirurgia de raspagem da próstata?
A cirurgia custa em média R$ 5.000,00, podendo variar de acordo com cada hospital, dias de internação e até mesmo materiais utilizados no procedimento. Vale a pena conversar com seu urologista que lhe passará todas as informação, após avaliação do seu caso.