Não precisar mais usar óculos ou lentes é o sonho de muitos. A cirurgia de miopia, também chamada de retrativa é uma das mais procuradas por aqueles que buscam uma visão perfeita. Mas antes de qualquer decisão, é preciso ter paciência. Conhecer como a cirurgia é feita e como é o processo de recuperação, podem lhe deixar mais tranquilo na hora do procedimento.
Como é feita
Nesse tipo de cirurgia o anetésico é em forma de colírio, que é pingado no olho a ser tratado. Caso o paciente esteja muito nervoso, o médico pode optar por dar um leve sedativo antes de iniciar a cirurgia. Após a anestesia é colocado uma espécie de gancho (chamado de bléfaro) nas pálpebras do paciente para que ele não pisque, e o epitélio (membrana que reveste a córnea) é cortada. Antes, essa pele era cortada totalmente, em formato de tampa; hoje em dia, ela é deixada pendurada durante a cirurgia, pois verificou-se que a cicatrização do paciente é muito mais rápida desta forma sem ela ser retirada totalmente. Feito isso, o laser de altíssima precisão começa a trabalhar de forma extremamente rápida. O paciente pode inclusive movimentar o globo ocular, pois o laser lê a superfície dos olhos até 4.000 vezes por segundo, o que faz com que ele sempre acerte no ponto certo. Após modelar a córnea corretamente, de acordo com o grau do paciente, o epitélio é recolocado e o paciente já está liberado. A cirurgia de miopia dura em média 20 minutos.
Riscos
Toda a cirurgia oferece um percentual de riscos, a cirurgia de miopia não é diferente. Procure sempre um bom hospital e um cirurgião conceituado. A cirurgia consegue curar 90% dos casos de miopia. Em outros casos, pode sobrar algum grau, mas isso se dá pelo fato de a cicatrização da córnea epitélio não ser a mesma de paciente pra paciente. O ideal é que você faça todos os exames pré-operatórios que o seu médico oftalmo te receitar, para diminuir ao máximo os riscos da cirurgia.
Contraindicação
A cirurgia é contraindicada para pacientes com histórico de síndrome do olho seco; pessoas que fazem tratamento com medicamentos que dificultem a cicatrização, como esteroides; presença de cicatriz na córnea;prescrição de óculos ou lentes de contato instável nos últimos dois anos; gravidez ou lactação; histórico de herpes ocular no último ano.
Cuidados após a cirurgia
Não é necessário o uso de tampão, mas sim uma lente de contato terapêutica durante uma semana, independente do grau. A lente de contato é aplicada imediatamente após a cirurgia, e permite que a superfície do olho se cure. Após curado totalmente, o curativo é removido. Também poderão ser indicados colírios específicos por algumas semanas, eles ajudam a prevenir infecções e manter os olhos úmidos.
Cirurgia de miopia – Preço
Os preços da cirurgia variam de R$ 1.200,00 a R$ 4.000,00, tudo dependerá do grau. Alguns planos de saúde cobrem a cirurgia se o grau for maior que 6.