Biopsia é um procedimento cirúrgico onde se olhe células ou um pequeno fragmento de tecido orgânico, para serem submetidos a estudos laboratoriais, onde será detectado o grau da lesão examinada. Também podem ser examinados líquidos, secreções, esfregaços e outros materiais orgânicos. Praticamente todos os órgãos e componentes corporais podem ser biopsiados: músculos, pele, ossos, líquidos, secreções, etc.
Tipos de Biopsias
Biopsias externas: quando feitas em lesões superficiais, geralmente salientes na pele ou mucosas.
Biopsias internas: feitas por incisão ou punção às cegas ou ecoguiadas (guiadas por ultrassonografia) ou por endoscopia.
Biopsias perioperatórias: feitas durante uma cirurgia.
Biopsias incisionais: quando é retirada apenas uma parte da lesão.
Biopsias excisionais: quando é retirada a lesão inteira.
Biopsias por aspiração: quando o material a ser examinado é aspirado por uma seringa ou instrumento semelhante.
Como é feita
O profissional deve escolher a melhor área da lesão a ser biopsiada, a extensão correta de coleta e o material a ser colhido. O material colhido deverá ser conservado em solução de formol e posteriormente enviado a um laboratório de patologia, para ser examinado. No caso de tecidos, o patologista fará fatias microscópicas deles, as tingirá com tinturas especiais e as fixará em uma placa de vidro a ser examinada ao microscópio. Habitualmente, o procedimento em si não é demorado, mas, após alguns tipos de biópsias, o paciente pode precisar permanecer em repouso por até cinco horas, por precaução, para monitorar possíveis complicações imediatas.Os prazos necessários para que se possa produzir esses laudos variam de acordo com o tipo de lesão, do material a ser analisado e o procedimento técnico adotado, os resultados saem em média entre doze dias e trinta dias.
Quanto custa uma Biopsia
O preço de uma Biopsia pode variar entre R$ 200,00 e R$ 3.000,00, dependendo da área a ser biopsiada, se houve internação hospitalar ou não, o valor também pode variar de acordo com cada região.