Beta Hcg – Qual o preço do exame?

A sigla Beta hCG, ou BhCG, refere-se ao hormônio gonadotrofina coriônica humana. Sua dosagem sanguínea é amplamente utilizada como teste de gravidez, pois esse é um hormônio produzido pelas células do embrião.

O hCG é produzido pelas células que eventualmente se fornam na placenta. Muito antes de se formar completamente, o tecido placentário envia uma mensagem aos folículos ovarianos, onde os óvulos foram liberados. Esta área é conhecida como o corpo lúteo e desempenha um papel muito importante na produção de estrogênio e progesterona, hormônios responsáveis pela construção do revestimento vascular nas paredes do útero, que alimentará e nutrirá o embrião em desenvolvimento antes da formação da placenta.

Beta Hcg

Sem essa retroalimentação, as possibilidades de sobrevivência do embrião seriam mínimas. Pensa-se que as limitações relacionadas com a função do corpo lúteo podem resultar em problemas de fertilidade para algumas mulheres.

Quando o exame deve ser feito?

O exame é recomendado a partir de um atraso menstrual, ou até mesmos sintomas que indicam uma possível gravidez. Vale lembrar que quando o resultado não é detectado ou inclusivo e a paciente continuar com sintomas de gravidez, o exame poderá ser repetido, respeitando o tempo de três dias após o primeiro exame.

As atuais técnicas só conseguem detectar o hCG a partir da 3ª ou 4ª semanas de gravidez contadas a partir da data da última menstruação, por isso o mais indicado é realizar o exame após esse atraso menstrual.

Salientamos que quando colhido na época certa e interpretado corretamente, ele apresenta uma taxa de acerto próxima de 100%, é bastante confiável e recomendado.

Confira os possíveis resultados de uma gravidez?

Os valores de β-hCG são sempre detectados em faixas, elas podem possuir valores abaixo de 10 mUI/mL; de 10 a 25 mUI/mL; de 26 a 1500 mUI/mL e superior a 1500 mUI/mL. 

Após a 12ª semana de gestação, aproximadamente, o β-hCG começa a decair, pois a placenta torna-se responsável pela produção de progesterona, assumindo a função antes desempenhada pelo β-hCG.

Os valores do hCG para gravidez gemelar, sejam gêmeos ou trigêmeos, costumam ser maiores, pois, se há mais embriões, há também mais fontes de produção de gonadotrofina coriônica.

Quanto Custa o exame de Beta Hcg? Preço

O valor do exame varia entre R$ 30,00 e R$ 60,00. É importante lembrar que o exame pode ser feito sem prescrição médica, não é necessário que a paciente faça jejum, é um exame rápido e sem restrições.

Leia também:
Teste de gravidez de farmácia preço
Pílula do dia seguinte preço
Diu preço