Apitoxina é o veneno segregado pelas fêmeas da maioria das espécies de abelhas que utiliza o que seria seu primitivo ovipositor ou ferrão como meio de defesa contra predadores e outras abelhas intrusas. O ovipositor das operárias tem evoluído até se transformar em um potente e eficiente ferrão serrilhado. Não só as operárias possuem veneno, as rainhas também, contudo, por serem estas de importância vital para a vida e a reprodução na colméia, somente o veneno das obreiras é utilizado na apiterapia. Com o ferrão, a abelha pica e injeta o veneno no “inimigo”, pois, como já dito, é uma forma que ela tem de se defender. Aliás, a abelha só pica se for diretamente atacada, visto que sua picada lhe custa a própria vida. Isso ocorre porque além do ferrão, que fica preso na vítima, ela também perde parte do seu intestino, provocando-lhe a morte em poucas horas.
Indicações
A apitoxina é recomendada somente como pomada e líquido sempre com prescrição médica , pois em forma de injeção e comprimido sub-língual, o veneno é absorvido rapidamente pela mucosa e pela corrente sangüínea. Dependendo da quantidade absorvida pela pessoa pode causar problemas. Além da apitoxina a picada natural da abelha também é um método empregado, principalmente por acupunturistas. É recomendada para doenças como artrites, nevrites, traumas, cicatrizes, tendinite, bursite, inflamações comuns, afecções cutâneas, doenças oftalmológicas, no tratamento de esclerose múltipla, porém é importante ressaltar que nenhum desses tratamentos têm embasamentos científicos, e assim são todos baseados em observações e crendice popular.
Benefícios
– Aumenta a imunidade do organismo
– Possui ação anti-inflamatória;
– Coadjuvante no tratamento de diversas doenças de origem dermatológicas, cardiológicas, pulmonares, hematológicas, otorrinológicas, osteoarticulares, neurológicas, genitourinárias, digestivas, autoimunes, imunológicas, degenerativas, endocrinológicas, psicológicas e infecciosas.
– Pode substituir, em alguns casos, o uso de corticoides, que aumentam excessivamente a produção de cortisol (hormônio do estresse), provocando diversos efeitos adversos. Diferentemente da apitoxina, que induz somente a produção necessária ao organismo.
Apitoxina – Quanto custa
A pomada de apitoxina custa em média 70,00. A apitoxina líquida custa em média R$ 30,00.