A escolha das alianças é uma das etapas mais importantes na organização de um casamento. As alianças simbolizam o matrimônio e representam o laço de amor que une o casal, além de demonstrar o atual estado civil. Hoje em dia existem uma grande variedade de alianças no mercado desde as mais simples às mais sofisticadas, com pedras preciosas.
Como escolher
Deve- se levar em conta na hora da escolha o estilo dos noivos. Os mais discretos devem optar por alianças lisas, já os mais ousados podem optar por alianças com diamantes ou brilhantes. As alianças de casamento em sua grande maioria são douradas, a maioria dos casais optam pelo ouro amarelo, mas também podem ser encontradas alianças em ouro branco, para quem goste de inovar. É importante salientar que as alianças devem ser um acessório confortável, pois estará diariamente no seu dedo, vale optar por modelos anatômicos que não machucam os dedos na hora de colocar nem na hora de tirar. Outro fato que deve ser levado em conta na hora de escolher sua alianças é o preço, é importante que você visite vários lugares antes da compra, pois existe uma grande variedade de preços. É importante investir em uma joia boa, que tenha uma boa garantia. Porém deve- se levar em conta a situação financeira do casal, não há problema algum em escolher um modelo mais simples, o amor de um casal não é medido por isso, a aliança é apenas um símbolo.
Modelo Clássico ou Moderno
Os casais que optarem por alianças de ouro amarelo, polido tradicionalmente, o mais indicado é que sejam de ouro de 14,18 ou 24 quilates. Quanto maior o número de quilates, mais dourada será sua aliança. Ainda há aqueles modelos de alianças com uma superfície menos arredondada que as tradicionais, em alguns modelos as extremidades chegam a ser levemente quadradas.
Tipo de mãos
Esse é um dos quesitos mais importantes da escolha de uma aliança, pois será fundamental na hora da fotografia. Alianças mais achatadas ficam melhor em dedos mais finos. Alianças mais finas não são indicadas para mãos grandes, optem por alianças de largura média. Para dedos compridos vale apostar em uma aliança com designe diagonal, que dará uma ilusão de largura maior. Mãos com dedos mais grossos, ficam bem com alianças mais largas com cantos arredondados. Para mãos pequenas, alianças com diversas pedras é o ideal.
Quando começar a procurar?
Geralmente os noivos levam até três meses na escolha e pesquisa de uma aliança. É importante que nesse período os noivos selecionem pelo menos dois tipos de alianças que mais gostaram. Para aqueles noivos que desejam mais exclusividade e optarem por aqueles tipos de alianças feitas à medida, especialmente pro casal, necessitarão de ainda mais tempo na escolha. A gravação da data de casamento nas alianças não precisa necessariamente ser feita na hora da compra, a data de casamento pode ser gravada após o casamento, sem problema algum.
Qualidade do material
Toda e qualquer aliança deverá ter duas marcas na sua parte interior, uma delas indica a marca do fabricante e a segunda indica a qualidade do produto e material utilizado na fabricação.
Qual a altura ideal?
Sim as alianças possuem uma altura ideal para cada dedo. Os dedos pela manhã tendem a estar mais inchados, no Verão e Inverno os dedos também possuem varições. O mais indicado é fazer a prova das alianças quando a temperatura do corpo estiver mais normal.
Onde devo comprar?
O mais indicado é que a compra seja feita em um joalheiro de sua confiança, ou que tenha sido bem recomendado por alguém. Vale perguntar sobre o certificado do diamante, medida da pedra, peso, corte e qualidade.