A 25-hidroxi-vitamina D é usada para detectar deficiência de vitamina D e para acompanhar o tratamento. A deficiência da vitamina ocorre por pouca exposição da pele ao sol, ingestão insuficiente das formas vitamina D2 e D3 na alimentação ou doenças que prejudicam a absorção de lipídios no intestino.
A vitamina D é de extrema importância para o equilíbrio do cálcio e fósforo no nosso organismo, o que fortalece também nossos ossos. Quando estamos com falta dessa vitamina, nossos ossos ficam fracos, o que pode ocasionar raquitismo em crianças e a osteoporose em adultos, principalmente em mulheres.
Atualmente as pessoas trabalham em ambientes fechados, consequentemente o número de casos de deficiência de vitamina D tem aumentado gradativamente, o fator preocupante é que muita gente nem desconfia disso.
Recentemente a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) anunciou a mudança do valor de referência da Vitamina D. Segundo a nota publicada pela Sociedade, até então o valor normal era acima de 30 ng/mL. Porém, atualmente estão sendo aceitos valores a partir de 20 ng/mL.
Conheça alguns sintomas de falta de vitamina D
A melhor maneira de descobrir a deficiência de vitamina D é fazer um teste de sangue que irá medir o nível da vitamina.
- Gripes seguidas e problemas respiratórios
- Fraqueza e dores musculares constantes
- Psoríase
- Dores renais
- Ataques de asma
- Doença crônica da gengiva que provoca inchaço e sangramento
- Doenças cardiovasculares insuficiência cardíaca congestiva está associada com deficiência de vitamina D
- Esquizofrenia e depressão estas doenças têm sido associadas a deficiência de vitamina D.
Suplementos
Pessoas saudáveis, com exposição regular ao sol e sob condições apropriadas tem poucas necessidades de vitamina D na dieta.
A vitamina D está disponível também em comprimidos, cápsulas, soluções oleosas e injeções. A vitamina D incorpora-se também em combinações com vitamina A, Vitamina K2, cálcio e em multivitamínicos.
Exame de vitamina D- Preço
O exame de vitamina D é realizado por meio de um exame de sangue, é indicado que pacientes acima de 40 anos de idade realizem anualmente, pois a partir dessa idade é constatado mais índices de deficiência de vitamina D. O exame não é feito através da rede pública SUS, atualmente só é feito em redes particulares custando em média R$ 150,00, o valor poderá variar de acordo com cada laboratório e região. Lembramos que não é necessário nenhuma preparação para a realização do exame, o resultado irá orientar o uso da suplementação e a necessidade de uma quantidade maior ou menor da vitamina D, dependendo de cada caso.