Tomografia do Joelho: Preço, informações

A tomografia computadorizada do joelho é um método de exame realizado por um aparelho capaz de obter imagens internas por meio de uma radiação ionizada, com visualizações tridimensionais e nos vários planos ortogonais.

A tomografia é uma boa escolha para  pacientes claustrofóbicos que possuem muitas dificuldades de se submeter a exames que envolvem permanência por longos períodos em locais apertados. como é um exame rápido, é a escolha para esses casos.

Como é feito o exame

O paciente é posicionado em uma mesa que se desloca para o interior de um anel com cerca de 80 cm de diâmetro onde serão adquiridas as imagens por raios-x. O procedimento é extremamente rápido, pois o equipamento, com 256 canais, permite a obtenção de aproximadamente 950 imagens por segundo. Dependendo do exame, torna-se necessária a injeção de contraste endovenoso durante o procedimento.

Tomografia do Joelho: Preço

O meio de contraste, como o próprio nome diz, serve para destacar as estruturas com maior ou menor vascularização, diferenciando-as dos tecidos normais. A indicação sobre as situações em que é necessária a utilização de contraste venoso vai depender da avaliação médica a partir do quadro clínico apresentado pelo paciente.

Tomografia do Joelho: Preço

Antes do exame

A preparação para o exame é bastante simples, o paciente deverá fazer jejum absoluto de 2h, não podendo beber nem água, medicamentos de uso diário só poderão ser liberados pelo médico.

Exames realizados com contraste exigem que o paciente esteja com acompanhante, sendo este maior de 18 anos.

Contraindicação

O exame é contraindicado para pacientes com suspeita de gravidez, gestantes, só devem realizar o exame sob prescrição médica.

Tomografia do Joelho: Preço

A tomografia do joelho pode custar em média R$ 600,00, o valor pode variar de acordo com a clínica escolhida e região.

Um dos primeiros aspectos que tornam a tomografia vantajosa é que a sua disponibilidade em clínicas e hospitais é maior e, por isso, pode-se dizer que ela é mais democrática. Por conta desse detalhe, o paciente também consegue agendá-la com mais rapidez, fator que pode pesar bastante dependendo do caso.