A ultrasson renal é um exame extremamente valioso na avaliação renal. Nele é possível medir o tamanho dos rins, avaliar se existem cálculos, cistos ou dilatações do canal urinário, entre outros.
O tamanho de um rim adulto normalmente varia de 9 a 12 cm no seu maior eixo. Quando suas dimensões estão maiores que 12 cm ou menores que 9 cm, é necessária uma investigação em busca de doenças renais.
Indicações
- Alterações na parede da bexiga
- Alterações no tamanho ou na estrutura renal
- Procurar pedras, massas, cistos ou outra obstrução no rim
- Procurar pedras no trato urinário (ureter, bexiga)
- Estudar os rins antes de uma biópsia renal (remoção de tecido dos rins para exame)
Como é feito o exame
O paciente deverá estar de roupão hospitalar, será deitado em uma mesa de exame sendo aplicado um gel na região abdominal para que possa facilitar a condução do ultrassom. O transdutor do ultrassom é passado através da parede abdominal pelos órgãos desejados, é através do transdutor que as ondas sonoras são emitidas e após encontrarem o órgão são recaptadas (através de ecos) para a geração da imagem no monitor.
Para uma boa visualização das estruturas é necessário que a bexiga esteja cheia, para isto é indicado no adulto a ingestão de quatro copos de água 1 hora antes do exame. O exame dura aproximadamente 30 minutos.
Uma série de imagens é feita de cada rim. As imagens são tomadas no plano longitudinal, o que mostra uma emenda do rim de frente para trás e do início ao fim. Pelo menos três imagens são tiradas em relação ao plano longitudinal a partir do exterior para o interior, ou na direção da coluna: lateral, média, e medial. As imagens transversais são emendas bidimensionais de frente para trás e para os lados. Uma série de imagens transversais são tomadas de cima para baixo: superior, média e inferior. As imagens de mapeamento doppler são tomadas para demonstrar o fluxo de sangue dentro do rim.
Ultrasson Renal – Preço
A ultrasson renal custa em média R$ 70,00. O valor pode variar de acordo com cada clínica e região.