A cirurgia ortognática é uma cirurgia bastante realizada atualmente. Ela é indicada para pessoas que possuem deformidades ósseas na face, deformidades que não possam ser corrigidas apenas com o aparelho ortodôntico. Essas deformidades podem causar desconfortos, devido a falta de aquilíbrio anatômico da face.
Objetivos da cirurgia
A Cirurgia Ortognática está indicada a partir dos 17 anos de idade (momento em que o crescimento dos ossos faciais já está no final).
Oclusão – posicionar os maxilares para que se tenha uma mordida adequada
Respiração – a via aérea deve ficar ampla para o paciente respirar bem e, caso haja, a apnéia do sono deve ser corrigida
ATM – as articulações devem ficar bem posicionadas para evitar dor e cefaléia
Face – os maxilares devem ficar em uma posição que produza uma face considerada esteticamente bela
Saúde Periodontal – a posição dos dentes devem ser as mais naturais possíveis para que não haja retrações de gengiva e outras doenças periodontais.
Antes da cirurgia
Antes de realizar a cirurgia o paciente será submetido a alguns exames. A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar e sob anestesia geral, envolvendo normalmente dois cirurgiões, um instrumentador e uma equipe multidisciplinar. A cirurgia é realizada totalmente por dentro da boca, não deixando cicatriz na face e, dependendo do porte da cirurgia e recuperação da anestesia, a alta hospitalar é dada ao paciente na manhã do dia seguinte.
A cirurgia ortognática dura em média 2 a 4h, dependendo da situação do indivíduo.
Após a cirurgia
Ao terminar a cirurgia o paciente é acordado e encaminhado para a recuperação, onde deverá receber todo o cuidado necessário. Geralmente não é feito nenhum bloqueio na boca do paciente. O paciente deverá falar apenas o necessário, não fazendo esforço algum, sua alimentação deverá ser bem leve e recomendada pelo médico. O inchaço da face é bastante normal nos primeiros dias após a cirurgia. Vários medicamentos são prescritos durante e após a cirurgia para diminuir esse inchaço. Também serão prescritos medicamentos para dor e contra uma possível infecção durante e após a cirurgia.
Atenção e cuidado redobrado : O paciente deve ficar em repouso absoluto e nos primeiros 20 dias ingerir apenas líquidos e alimentos pastosos. Ele volta a mastigar normalmente depois de aproximadamente 50 dias.
Cirurgia Ortognática – Preço
Esse tipo de cirurgia também está disponível no SUS, dependendo de cada caso, ela pode ser realizada sem custo algum. O preço dessa cirurgia custa em torno de R$ 15.000,00 e R$ 30.000,00 na rede particular,é importante lembrar que alguns convênios cobrem a cirurgia ou parte dela.