Uma raça pouco conhecida mas existente desde a antiguidade. O Mau Egípcio é considerado como descendente do antigo gato sagrado do Egito. É uma raça de tamanho pequeno a médio, pelagem curta, com um porte muito elegante e de movimentos rápidos e astutos. Os machos adultos pesam de 4,5 a 6,5 quilos; fêmeas adultas pesam entre de 2,5 a 4,5 quilos.
Temperamento
Bastante carinho, apegado ao dono, independente e inteligente. O Mau Egípcio é bastante territorial, não é indicado para o convívio com outros animais. É um gato doméstico de temperamento calmo. Esperto e dedicado é ideal para conviver em apartamentos. São conhecidos por emitirem uma grande variedade de sons quando estimulados, além dos miados e ronronares. Outro comportamento típico desses felinos é o abanar do rabo, também chamado de pulverização.
Cuidados com a alimentação
A quantidade e o tipo de ração oferecidos ao seu gato é um fator de extrema importância para a sua qualidade de vida, por isso a quantidade e o tipo de ração devem ser indicados por um veterinário. A água pode ser disponibilizada a vontade, por isso é indicado que o seu bebedouro esteja sempre bem abastecido com água fresca e limpa.
Cuide da higiene do seu felino
É um animal de fácil tratamento já que sua pelagem não inspira grandes cuidados por ser pouca, os banhos devem ser dados sempre que necessário, uma boa opção também são os banhos a seco. É importante também manter a vacinação e vermifugação em dia, e seguir demais orientações de um médico veterinário, fazendo uma visita a cada seis meses no mínimo. Não vermifugue antes de fazer um exame para ver se realmente o animal apresenta parasitas.
Mau Egípcio – Preço
O Mau Egípcio é uma raça difícil de ser encontrada, por esse motivo torna-se cara, custam entre R$ 4.000,00 e R$ 9.000,00. É importante lembrar que ter um animal de estimação não é barato, eles precisam ir ao veterinário, fazer vacinas, tomar vermífugos, gastos com areia sanitária, brinquedos e arranhador, também precisam de atenção e cuidados como qualquer outro animal.