O Gato Siberiano é uma raça criada nos bosques da Rússia. Apesar de sua grande musculatura são felinos muito dóceis e amáveis. Essa raça possui um grande tamanho e pesam entre 6 e 10 quilos os machos e 3,5 a 7 quilos as fêmeas. As suas patas, potentes e musculadas, são de um tamanho médio. Os seus pés são grandes e arredondados e tem pelagem inclusive entre os dedos. Ainda que podem parecer gatos pesados estes possuem uma agilidade e velocidade própria da sua história de grande caçador. Embora considerado um gato com pelagem semi-longa, ela varia de acordo com a estação do ano. No inverno, ele terá uma pelagem espessa e com tripla camada. No verão, uma pelagem mais curta, e menos densa. Eles vêm em uma ampla variedade de cores e padrões, incluindo color point, com cores intensas profundas e padrões variados.
Temperamento
Muito tranquilo e companheiro, o siberiano é um gato brincalhão, inteligente e muito esperto. É um gato que adora participar das atividades do seu dono, aprendendo com elas e inclusive tentará imitá-las. São gatos familiares não suportam bem a solidão, pelo que é aconselhável não adotá-los se vão passar muitas horas sozinhos. Adoram brincar na água e inclusive até gostam de andar de carro. Costumam se dar muito bem com crianças e outros animais de estimação, são apegados aos tutores e não são miadores compulsivos.
Alimentação
A quantidade e o tipo de ração oferecidos ao seu gato é um fator de extrema importância para a sua qualidade de vida, por isso a quantidade e o tipo de ração devem ser indicados por um veterinário. A água pode ser disponibilizada a vontade, por isso é indicado que o seu bebedouro esteja sempre bem abastecido com água fresca e limpa.
Higiene
A manutenção dos seus pelos não requer muitos cuidados, uma escovação semanal já é o suficiente para deixar seus pelos lindos e brilhantes. Apesar do tamanho dos pelos, eles não costumam se embolar com facilidade, mas é preciso escová-los com certa regularidade.
Gato Siberiano – Quanto custa
O Gato Siberiano custa entre R$ 1.400,00 e R$ 2.500,00. É importante lembrar que ter um animal de estimação não é barato, eles precisam ir ao veterinário, fazer vacinas, tomar vermífugos, gastos com areia sanitária, brinquedos e arranhador, também precisam de atenção e cuidados como qualquer outro animal.