Apicectomia é uma cirurgia que tem como objetivo a remoção de uma lesão que se forma no ápice (ponta da raiz do dente). Nesta cirurgia, além da remoção da lesão remove-se também a ponta da raíz (cerca de 3 mm) que é onde se encontram o maior número de variações anatómicas que podem conter os microrganismos responsáveis pela infecção. Após essa remoção é feito um selamento da estrutura remanescente para prevenir futuras recidivas. Muitas vezes, um tratamento de canal deve acompanhar a apicectomia, pois é muito provável que a polpa seja afetada pela infecção na raiz. Esse procedimento pode ser tanto tradicional, com a remoção executada através da coroa, ou retrógrada, aproveitando o “buraco” no apex.
Apicectomia é feita em qualquer tipo de dente?
O acesso é mais fácil nos dentes anteriores superiores. Dependendo da anatomia e das condições locais, é possível que essa cirurgia seja realizada em outros dentes, normalmente limitado até ao Primeiro molar.
Quando é indicada?
Em caso de infecções persistentes, em que a carga bacteriana é mais resistente e não responde ao tratamento mais conservador. Na maioria das vezes, apenas com a radiografia essa lesão poderá ser percebida.
O problema estará resolvido definitivamente com essa cirurgia?
Praticamente sim, de qualquer forma é importante ir fazendo controlos radiográficos para confirmar a progressão do tratamento.
Benefícios
A apicectomia é bastante eficaz para garantir uma maior sobrevida a elementos dentais que apresentam lesões ou que sofreram dilacerações em seus deltas apicais, evitando possíveis exodontias, preservando estruturas ósseas e, com isso, mantendo um maior equilíbrio bucal.
Pós operatório
O pós-operatório é bem tranquilo se você seguir todas as recomendações do seu médico, os desconfortos são mínimos, que podem ser aliviados com o uso de analgésicos regulares.
Apicectomia – Quanto custa
A Apicectomia custa entre R$ 400,00 e R$ 500,00, o valor pode variar de acordo com cada caso, clínica escolhida e região.