A Laqueadura é uma cirurgia para a esterilização voluntária definitiva, na qual as trompas da mulher são amarradas ou cortadas, evitando que o óvulo e os espermatozoides se encontrem, evitando a gravidez. Há dois tipos de laqueadura: abdominal e vaginal.
Entenda:
As ligaduras de trompas abdominais são: a minilaparotomia e a videolaparoscopia. A minilaparotomia é feita com um pequeno corte acima do púbis. Já a videolaparoscopia é realizada por meio da introdução de uma minicâmera de vídeo no abdômen. Os tipos de laqueaduras vaginais são: colpotomia e histeroscopia. Na colpotomia é realizada uma incisão pelo fundo-de-saco posterior da vagina. Essa apresenta um risco maior de infecção. E a histeroscopia, permite acesso às trompas através da cavidade endometrial. Em qualquer tipo escolhido é necessário internação e o uso de anestesia.
Duração da cirurgia
Em média, a operação dura de 30 a 40 minutos. Se for realizado junto com cesária, exige cerca de três minutos, pois o abdome da paciente já estaria aberto. Na laqueadura sem corte a duração será de 5 minutos.
Indicações da cirurgia
A cirurgia é indicada para mulheres que querem optar por uma anticoncepção definitiva, ou seja, esterilização feminina para pacientes que não podem engravidar por risco de morte ou não querem mais gestar. Atualmente, podemos dizer que não é definitivo, pois o casal pode ter a capacidade de gerar filhos por métodos de fertilização. A Laqueadura pode ser revertida, assim que desejar a paciente, no entanto é um método que demanda uma mão de obra extremamente especializada e de aparelhagem de ponta (cirurgia realizada por meio de microscópio – não existem muitos centros disponíveis no Brasil).
Contraindicações
Doença ou problemas clínicos que contraindiquem a cirurgia e/ou anestesia, infecções que contraindiquem a colocação do “stent tubário”e mulheres grávidas.
Vantagens da Laqueadura
Dentre todos os métodos anticoncepcionais vigentes, a laqueadura tubária é aquela que apresenta o menor risco de gravidez, economia relacionada aos possíveis gastos com outros anticoncepcionais, não interfere na libido, não interfere no processo de amamentação, raríssimas complicações para realização cirúrgica desse procedimento, benéfico para mulheres que são portadoras de doenças que oferecem risco à saúde.
Laqueadura – Quanto custa
Em clínicas particulares os valores ficam entre R$ 1.500,00 e R$ 4.000,oo, o valor pode sofrer alterações de acordo com a clínica e região. É importante lembrar que em alguns casos o SUS oferece a cirurgia com algum tipo de desconto.