Subcisão é um procedimento cirúrgico utilizado para corrigir cicatrizes de acne, rugas localizadas e profundas, celulite de grau avançado e cicatrizes deprimidas. O procedimento rompe os septos fibrosos, divisões fibrosas entre os compartimentos de gordura, que puxam a superfície da pele para baixo.
No entanto, tudo depende do tipo de problema. Celulites de grau leve ou moderado, por exemplo, não se beneficiarão da técnica. Da mesma forma, cicatrizes de acne são classificadas em diversos subtipos e somente alguns deles teriam indicação.O tratamento é indicado para graus mais avançados.
Como é feita
Antes do procedimento é preciso realizar uma avaliação clínica do paciente e exames laboratoriais, que detectarão as condições que poderão comprometer a cirurgia ou a saúde do paciente.
Por fim, procedimento começa com a aplicação de uma anestesia local e logo após é introduzida uma agulha bisturizada sob a pele num movimento de vai e vem, onde será rompido o tecido fibroso e o sangue será liberado.
O procedimento dura em média de 30 a 40 minutos. Após a subcisão é totalmente normal a formação de hematomas na região, que podem durar até 3 semanas. Esses hematomas vão estimular a produção de colágeno e o surgimento de um novo tecido na região, que deverá ter aspecto mais liso.
Cuidados
O principal pré-requisito pra a subcisão é ter alterações no relevo da pele causadas por septos fibrosos. Além disso, antes do procedimento é preciso realizar uma avaliação clínica do paciente e exames laboratoriais, que detectarão as condições que poderão comprometer a cirurgia ou a saúde do paciente.
A escolha da clínica e de um bom profissional também são muito importantes, para que o resultado seja o esperado e que sua saúde, bem estar e segurança sejam garantidos.
Após o procedimento é realizado um curativo visando melhorar a cicatrização. Assim, o curativo não deve ser removido e movimentos bruscos devem ser evitados, para não prejudicar a cicatrização e o resultado final.
Deve se utilizar curativo oclusivo em cicatrizes pequenas, nos casos de celulite costuma ser indicado uso de short compressor. O hematoma desaparece entre 15 a 30 dias em média. Este procedimento pode causar manchas e quelóide em pessoas propensas, por isso a qualquer sinal, seu médico deve ser consultado.
Devido as marcas roxas, é preciso proteger a área de exposição solar, seja com uso de protetor adequado ou mesmo cobrindo a região, até que as manchas sumam, o que em geral demora de duas a três semanas.
Sessões necessárias
A quantidade de sessões varia de acordo com o que está sendo tratado. Geralmente é indicado de uma a duas sessões, podendo variar de acordo com o tamanho, profundidade e localização dos defeitos a serem corrigidos.
Contraindicação
A subcisão é contraindicada para pessoas com problemas de coagulação, pessoas com grau de celulite I e II, diabetes, infeção local ativa, pessoas que usam remédios anticoagulantes ou fotossensibilizantes, gestantes, dentre outras.
Riscos
Assim como todo procedimento estético a subcisão também oferece riscos. Por isso é importante que ela seja feita com a indicação e avaliação corretas. Entre as complicações, podem ocorrer inchaço, pigmentação da pele e formação de cicatrizes hipertróficas ou queloides.
Subcisão – Preço
Os valores da subcisão variam de acordo com a região a ser tratada e o número de sessões necessárias, por isso é importante o paciente fazer uma avaliação com um profissional capacitado, pois a avaliação é especifica para cada caso. Em média cada sessão custa entre R$ 1000,00 e R$ 2.000,00.
Continue lendo! Outros tratamentos para celulite:
Velashape – Quanto custa o tratamento, resultados, contraindicações
E você? Quanto pagou? Deixe um comentário com o valor que pagou e a cidade onde fez o procedimento.
Olá, poderia informar qual médico que foi entrevistado para matéria de subcisão e que fez o procedimento mostrado na foto da perna. Tenho interesse em fazer subcisão. Grata