O famoso dente do juízo, também chamado de siso, pode ser sinônimo de muito desconforto para alguns, nesse caso o mais indicado é a extração.
A cirurgia de extração do siso pode ser feita quando os dentes já nasceram ou mesmo para dentes que não vão nascer, o que chamamos de siso incluso.
Antes do procedimento
O ideal é que antes do procedimento o paciente faça refeições leves. No caso das mulheres, o uso de maquiagem ou acessórios volumosos no cabelo devem ser evitados, pois, podem causar incômodos na hora da extração.
É importante ressaltar que o paciente deve estar acompanhado no dia do procedimento, pois não poderá dirigir após o mesmo. Os efeitos da anestesia também podem ser incômodos e o sangramento que ocorre nas primeiras horas também, por tanto, ter um acompanhante é fundamental.
Muitos pacientes optam pela retirada dos quatro sisos no mesmo dia, ou seja, em uma vez só, isso para evitar o mesmo processo quatro vezes.
A recuperação para esses pacientes tende a ser mais dolorida e necessita de cuidados e repouso redobrado.
Como é feita a extração
Existem dois tipos de extração de sisos, se os dentes do siso já nasceram e estão completamente à vista, a sua extração é feita da mesma maneira que se extrai qualquer outro dente; se os dentes do siso estiverem inclusos, eles exigirão um pouco mais de cuidado, pois terá que ser feita uma incisão nas gengivas e removido a parte do osso que se encontra sobre os dentes do siso, de forma a proceder com a exodontia.
Após a administração da anestesia local ou a administração de um sedativo, soltam-se os dentes do siso com recurso a um instrumento de extração, removendo-os de seguida com os fórceps dentários.
No caso dos dentes do siso inclusos, é feita uma pequena incisão no local onde os dentes do siso se encontram e removidos qualquer osso ou tecido que os possa estar a cobrir. De seguida, soltam-se os dentes do siso com recurso a um instrumento de extração, removendo-os com os fórceps dentários.
Por vezes, o dente do siso não é extraído por inteiro, mas antes em pequenas secções, para evitar a quantidade de osso que tem de ser removido para permitir a exodontia plena. No caso de se ter efetuada uma incisão, esta é fechada com pontos.
Em fim, não existe tempo determinado para esse tipo de cirurgia, algumas levam minutos e outras até mesmo horas, isso dependerá do quadro do paciente.
Após a cirurgia
O pós operatório varia de acordo com cada paciente, existem pessoas que garantem não terem sentido absolutamente nada. Mas também existem casos em que o paciente sente dor intensa, inchaço, sensações de formigamento e até mesmo dores de cabeça.
É normal que ocorram sangramentos em uma ou mais aberturas nas primeiras 24 horas. Para controlá-los, coloque um pedaço de gaze limpa sobre a área do dente retirado e tente mordê-la firmemente até sentir que o sangramento foi estancado. Caso seja necessário, troque a gaze por outra limpa.
Se persistir um sangramento intenso, comunique o seu dentista. Edemas faciais na área onde o dente foi extraído são comuns. Para diminuir o inchaço, aplique nas primeiras 24 horas uma compressa gelada a cada 20 minutos, durante 10 minutos aproximadamente. Repita conforme necessário.
Após esse primeiro dia, trate o inchaço com compressas quentes, aplicando uma toalha quente e úmida na área de 20 em 20 minutos, repetindo conforme necessário.
Cuidados
O paciente deverá ficar em repouso absoluto durante as primeiras 48h, ou seja, deve- se evitar esforço e atividades físicas durante sete dias. A alimentação deve ser líquida nos primeiros três dias após a cirurgia.
Após esse período, é recomendada uma dieta pastosa evitando consumir alimentos granulosos, duros ou consistentes. Isso ajuda a diminuir o inchaço e o sangramento, reduzindo o risco de infecções.
As medicações prescritas pelo médico devem ser tomadas corretamente.Evite fazer bochechos ou cuspir nas primeiras 24 horas após a extração do siso, bem como fazer movimentos de sucção.
A higiene deve ser feita cuidadosamente para não prejudicar a cicatrização. Não use enxaguantes bucais comerciais, a não ser que tenham sido prescritos pelo médico.
Não fume pelo menos nos primeiros sete dias. O cigarro contém substâncias tóxicas que penetram na mucosa da boca e podem infeccionar a cicatriz, o mesmo serve para bebidas alcoólicas que devem ser evitadas. Por fim, os pontos geralmente são retirados após sete dias, onde já estará cicatrizado.
Extração de siso – Preço
O preço da extração varia de acordo com cada paciente, pois depende da posição que se encontra o dente, para isso, é necessário que se faça radiografias, para ter certeza da posição em que o dente se encontra, facilitando assim seu processo de retirada.
Uma extração de siso em 2023 custa em média de R$ 350,00 a R$ 5000,00. Por fim, é importante lembrar também que o preço pode variar de acordo com cada profissional.