O Eletrocardiograma é um exame que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca e da sua condução, tudo isso é registrado em gráficos que são comparados com gráficos padrão e que indicam, alguma alteração ou anormalidade dos músculos e nervos do coração. A atividade elétrica cardíaca é dada pela variação da quantidade de íons de sódio dentro e fora das células musculares cardíacas, a qual gera diferenças de concentrações desses íons na periferia do corpo. São essas diferenças, captadas por eletrodos sensíveis colocados em pontos específicos do corpo, que são registradas nos gráficos do eletrocardiograma.
Como é realizado o exame
O Eletrocardiograma é um exame simples e indolor, que pode detectar sérios problemas. O paciente é deitado em um maca, de barriga para cima, no seu lado é colocado um pequeno aparelho chamado eletrocardiógrafo, que realiza o exame e registra as alterações de potencial elétrico entre dois pontos do corpo, gerando assim uma imagem linear, em ondas de padrão rítmico. É colocado no paciente eletrodos juntamente a pele dos braços, pernas e tórax, que captarão os estímulos elétricos do coração. É importante que a pele do paciente esteja limpa e desengordurada, para uma melhor fixação dos eletrodos. Se o corpo do paciente tiver muitos pelos, uma depilação deve ser feita e se a pele for especialmente oleosa deve ser realizada uma limpeza local com álcool.
Indicações do exame
O Eletrocardiograma é indicado para detectar ou acompanhar anormalidades no ritmo cardíaco, defeitos cardíacos, problemas com válvulas do coração, artérias bloqueadas ou estreitas no coração, infarto anterior, inflamação da membrana que envolve o coração e angina. O exame é rápido, simples e indolor. Não causa desconfortos, a sua realização somente trará benefícios, portanto, não deixe de se consultar periodicamente e de realizar exames de rotina como este, o melhor tratamento é a prevenção. Alguns sintomas podem indicar alguma anormalidade no coração, se você sente tonturas, falta de ar, desmaios e batimentos cardíacos irregulares, consulte um médico e solicite o exame. O mais indicado é que mulheres a partir de 55 anos e homens a partir dos 45 anos, realizem o exame anualmente, pessoas com histórico familiar podem estar mais suscetíveis à doenças cardíacas.
Reações
Não existem reações adversas quanto ao exame, o que pode ocorrer é alguma reação alérgica na pele, devido ao preparo ou ação do gel condutor ou álcool, em pacientes com pele sensíveis.
Resultado do exame
Os resultados geralmente são rápidos e precisos e podem ser vistos logo após o término do exame. Se os resultados forem normais, não é necessário fazer outros testes. Se os resultados acusarem qualquer problema com os batimentos cardíacos o médico lhe indicará outros exames e o melhor tratamento para o seu caso.
Quanto custa um Eletrocardiograma
O preço de um Eletrocardiograma pode variar entre R$ 60,00 e R$ 100,00, podendo variar de acordo com a clínica e a região. Alguns convênios cobrem esse tipo de exame, que também poderá ser realizado na rede pública.