Dálmata é uma raça de cão que teve origem na Grécia, muito apreciada por sua típica pelagem manchada. É considerado nos dias atuais como um cão de companhia, e de caça, que se destaca por sua inteligência e fidelidade. O fato de ter maior ou menor número de manchas não tem qualquer relevância, desde que não estejam juntas.
Características
Os cães dessa raça pesam entre 25 e 30 quilos, a altura destes varia entre 50 a 60 cm (machos) e 50 a 55 cm (fêmeas). Os pelos desta raça são lisos, curtos, brilhantes e densos. Os filhotes nascem com pelagem toda branca, sendo que as manchas pretas começam a aparecer por volta do 12º dia. As orelhas são predominantemente pretas e o focinho branco.
A cauda apresenta com frequência um movimento em arco e, embora mais raramente, algumas manchas pequenas. O seu aspecto nobre e esbelto torna o Dálmata um cão muito elegante.
Os Dálmatas são cães bastante inteligentes que nos transmitem os seus desejos com expressões corporais e latidos. Normalmente convivem bem com outros animais, havendo sempre algumas exceções, por isso esse convívio deve ser estimulado desde cedo, para que na fase adulta não estranhe outros animais.
Temperamento
Por norma é um cão amistoso e calmo, mas, atenção que por de traz das pintas e de um aspecto amigável por vezes podem ser cães que não dão muita confiança a estranhos sendo por isso também um bom guarda. É um cão resistente e que se adapta bem a qualquer temperatura, mas, por vezes são submissos a problemas de pele e pelo.
São brincalhões e grandes companheiros, costumam sempre estar perto do seu dono, pedindo atenção. Quando deixados sozinhos por muito tempo desenvolvem comportamentos depressivos, o ideal é deixar sempre brinquedos por perto.
Cuidados
Uma escovação por semana é o necessária já que o seu pelo é forte e curto.
Um problema que atinge bastante o dálmata é a surdez, esta raça é bastante afetada por esta característica.
É um cão que necessita fazer bastantes exercícios físicos diários para poder gastar toda a sua energia. Uma raça muito propícia também a problemas cardíacos, por isso necessita de cuidados com alimentação adequada e balanceada.
Quanto custa um Dálmata? – Preço
O valor do Dálmata pode variar de R$ 600,00 a R$ 1.800,00 dependendo da qualidade dos pais da ninhada. O mais indicado na hora da compra é uma boa pesquisa por canis com boas indicações e legalizados, para além de comprar um cão saudável não contribuir para a exploração e sofrimento de animais usados somente para reprodução desenfreada.