Violeta Genciana: Preço, para que serve

Violeta de genciana (violeta cristal, Violeta de Metila 10 B, com nome científico (químico) de cloreto de pararosanilina) é um conhecido agente antisséptico e antimicótico, corante primário usado no processo de coloração de Gram, e talvez o mais importante agente identificador de bactérias em uso na atualidade, e é também usado em hospitais para o tratamento de queimaduras sérias e outras lesões da pele e gengivas. Normalmente preparado como uma solução diluida (aprox. 1%) em água, é usada pincelada sobre a pele ou gengivas para o tratamento ou prevenção de micoses.

Hoje em dia esse produto está tendo diversas utilidades até mesmo para colorir cabelos. A violeta genciana é muito usada para fazer a matização dos cabelos loiros, mas pouco divulgado, pela sua eficiência e baixo custo. Muitos salões utilizam a violeta genciana sem que as clientes saibam e cobram altos preços pelos serviços.

Violeta genciana - Preço

Uma planta benéfica

A planta de onde é extraída a substância, carrega propriedades benéficas à saúde. Além dos fungos da candidíase, ajuda a tratar as infecções nos mamilos causados pelo mesmo fungo e provocada durante a amamentação. Essa infecção causa ardor, odor e desconforto nos seios, além de vermelhidão na pele, brilho e alisamento.

Pode ser usada ainda como um excelente antibiótico para feridas externas, sendo indicada também para tratar gota, artrite, para estimular a glândula da tireoide em casos de hipotireoidismo. Atua como um excelente diurético e depurador do sangue e como tônico estomacal para melhorar a carência de apetite de pessoas anêmicas.

Também é possível empregar a planta para tratar cólicas intestinais, estado febril, pressão arterial desregulada, problemas no sistema nervoso central e do sistema imunológico debilitado, além de eliminar lombrigas e estimular os sucos gástricos e biliares. Pode ser usada também para potencializar o crescimento dos cabelos, sendo, portanto, um excelente tônico capilar.

Contraindicações

A violeta genciana é contraindicada para gestantes, mulheres que estejam em fase de amamentação, além de pacientes que sejam hipersensíveis aos componentes da fórmula, e em casos de lesões ulcerativas

Violeta Genciana – Preço

Violeta genciana custa em média R$ 5,00. Pode ser encontrada em farmácias com preços até mesmo menores.

Comentários