Vídeodeglutograma – Preço

O Videodeglutograma é um método radiológico pelo qual as estruturas podem ser observadas em sua dinâmica, possibilitando a análise precisa dos distúrbios da deglutição, durante e após o disparo do reflexo da mesma. O videodeglutograma contribui para o diagnóstico das patologias que afetam o processo de deglutição, auxiliando na conduta terapêutica adequada a cada caso. Para a visualização da área a ser examinada é necessária a ingestão (por boca) de contraste (solução de sulfato de bário). À medida que o contraste progride nesse segmento do aparelho digestivo, são obtidas imagens sequenciais.

É um exame importante, pois ele é dinâmico e nos mostra todas as fases da deglutição: oral, faríngea e esofágica, em diferentes ângulos: perfil e anteroposterior, com várias consistências e volumes diferentes de alimentos. Traz um grande avanço para o diagnóstico e a possibilidade de testar manobras reabilitadoras efetivas para os pacientes com disfagia.

Antes do exame

O paciente deverá fazer jejum absoluto de 6 horas, incluindo água. Pacientes fumantes devem evitar o cigarro no dia que antecede ao exame. O exame não pode ser realizado em mulheres grávidas, salvo em situações recomendadass pelo médico. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. Procure usar roupas confortáveis, preferencialmente de duas peças e de fácil remoção.

Como é feito

O videodeglutograma é considerado o exame gold standard para a avaliação das disfagias, pois fornece um imagem dinâmica de todas as fases da deglutição, bem como uma avaliação da anatomia e fisiologia orofaríngea. Esse exame também é indicado para verificar a eficácia das estratégias de reabilitação e fornecer um feedback visual pré e pós-terapia, uma vez que ele pode ser gravado e revisto sempre que preciso.

Os alimentos oferecidos aos pacientes são acrescidos de contraste de bário, para permitir a visualização do trajeto do bolo alimentar, nas consistências e volumes previamente estabelecidos durante a avaliação clínica.

É  realizado por equipamento de Raio X, onde é filmado a ingestão de alimentos em quaisquer consistências, corado com bário. Esse exame mostra ao fonoaudiólogo todas as fases da deglutição, identificando onde há problemas a ser trabalhados e se há contra indicação de ingestão de alguma consistência alimentar no momento. É usado caso haja dúvidas à avaliação clínica, a fim de concluir a avaliação da deglutição.

Vídeodeglutograma – Preço

Esse exame custa em média R$ 300,00, o valor pode variar de acordo com a região e clínica escolhida.

Comentários