Vídeo Eletroencefalograma (Vídeo-EEG) – Preço

É um exame que permite o estudo do registro gráfico das correntes elétricas espontâneas desenvolvidas no cérebro, através de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfície encefálica ou até mesmo dentro da substância encefálica.  Ele é bastante indicado em casos de suspeitas de alterações da atividade elétrica cerebral e dos ritmos cerebrais fisiológicos, epilepsia ou suspeita clínica dessa doença, pacientes com alteração da consciência e até mesmo para avaliação diagnóstica de pacientes com outras doenças neurológicas (ex: infecciosas, degenerativas) e psiquiátricas,tumor cerebral, inflamações no cérebro (encefalite), AVC, distúrbios do sono, como narcolepsia, demência e causas de coma.

Como é realizado

O exame é simples, indolor, sem contraindicações e pode ser feito em qualquer idade. As únicas condições que podem torná-lo difícil são lesões presentes no couro cabeludo, tais como dermatite seborreica intensa,infecções, infestações ou grandes ferimentos. Geralmente o paciente estará acordado, sentado em uma poltrona confortável ou deitado, de olhos semi-serrados e num ambiente de penumbra. Será pedido a ele que fique imóvel, relaxe o máximo que consiga e, se possível, até durma.

Vídeo Eletroencefalograma - Preço

Em algum momento durante o exame será pedido ao paciente que respire aceleradamente, para obter-se um gráfico em hiperventilação, que pode potencializar algumas alterações. O eletroencefalograma também poderá ser potencializado pelo sono ou por foto estimulação. O sono pode ser obtido de modo espontâneo, mediante uma privação prévia ou ser induzido por uma sedação medicamentosa leve. No caso de foto estimulação, são colocadas luzes extremamente brilhantes para piscar na frente do paciente, em diferentes velocidades, por um aparelho chamado estroboscópio. Eletrodos são então fixados sobre o couro cabeludo do paciente com uma pasta aderente que contribui na condução elétrica, em geral, em posições pré-definidas internacionalmente.

Um amplificador de potenciais ajuda a elaborar um gráfico das ondulações cerebrais, analógico ou digital, dependendo do equipamento.

Quanto tempo dura o procedimento

O procedimento dura em torno de 30 minutos e, terminado o exame, o paciente pode retornar às suas atividades normais. Em crianças que não se adaptem bem ao exame, pode ser feita uma leve sedação. A partir de um padrão de normalidade, o médico especializado é capaz de medir as alterações existentes e fazer as correlações necessárias com os dados clínicos do paciente, obtendo um diagnóstico.

Contraindicação

Não há contraindicações para a realização do eletroencefalograma, inclusive pode ser feito em gestantes. Porém, pessoas com seborreia grave ou infecções no couro cabeludo podem ser desaconselhadas a fazer o exame.

Vídeo Eletroencefalograma Preço

Esse tipo de exame custa em média R$ 120,00. O valor pode variar de acordo com cada região.

Vídeo Eletroencefalograma (Vídeo-EEG) – Preço
(Avaliação: 5 - 1 votos)

Comentários