Urografia Excretora: Preço, como é realizado o exame

Urografia excretora é um exame que tem como base avaliar a estrutura e o funcionamento do sistema urinário. Ela é bastante utilizada para detectar massas renais, tumores e até mesmo anomalias difíceis de serem detectadas.

Se tratando de pacientes do sexo masculino o exame é realizado por um urologista, em pacientes do sexo feminino o exame e realizado por uma ginecologista.

Urografia excretora - Preço

Como é realizado o exame?

O preparo para o exame inclui jejum de 8 horas e esvaziamento intestinal por meio de laxantes orais e retais (fleet enema) visando livrar o intestino de conteúdos que podem obscurecer as imagens dos rins e das vias urinárias excretoras. Existem várias maneiras de realizar o exame e o método varia conforme as características da patologiapresumida. Em todas as maneiras o paciente estará deitado numa mesa, em decúbito dorsal (de barriga para cima), e receberá por via venosa um contraste iodado opaco aos raios X, o qual começa a ser rapidamente eliminado pela urina.

A maneira mais simples de se realizar a urografia excretora consiste na tomada em seguida de uma radiografia de abdômen em incidência anteroposterior antes e imediatamente depois da injeção do contraste (minuto zero), mas radiografias posteriores podem também ser tomadas 5, 10 ou 15 minutos mais tarde. O ângulo de incidência pode variar segundo a solicitação do médico. A bexiga também pode ser radiografada antes e depois de a pessoa urinar, permitindo uma análise estrutural e funcional dela. Desse modo, a urografia excretora possibilita a avaliação do tamanho, eixo, contorno e simetria funcional dos rins, fornece uma visão de sistema coletor de urina e do perfil, volume e retenção pós miccional da bexiga.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais embora embora pequenos devem ser citados, pois podem ocorrer calor no corpo, gosto metálico na boca, náuseas e vômitos, em casos raros podem ocorrer reações alérgicas, dor e ardência no local da aplicação do contraste.

Para eliminar o contraste do organismo é recomendado ao paciente que beba bastante água,  estando atento a sintomas como coceira, urticária, dor de cabeça, tosse e nariz entupido, por exemplo.

Urografia excretora – Preço

A urografia excretora custa em média R$ 500,00 dependendo da clínica e região. Também pode ser feita dentro do plano de saúde custando em média R$ 350,00.

Comentários

Leave a Comment