Urodinâmica Completa: Preço, como é realizado, indicações

Urodinâmica é um exame que tem como objetivo estudar a urina a partir do momento em que é produzida, até o momento em que é excretada. O exame também indica o volume de urina produzido pelo paciente, seu tempo de produção, capacidade volumétrica das vias urinárias, pressão de fluxo no interior das vias urinárias, etc., os quais podem ser confrontados com dados normais.

É um método bastante eficaz para avaliar as condições funcionais do trato urinário, comprometido muitas vezes por condições urológicas ou neurológicas disfuncionais.

Urodinâmica Completa - Preço

Indicações

  • Perda de urina aos esforços, freqüência urinária aumentada.
  • Incontinência urinária recidivada (que voltou), infecção urinária de repetição, sensação de resíduo na bexiga após urinar.
  • Paciente com antecedentes ginecológicos e cirurgias para tratamento de câncer.
  • Paciente submetido à radioterapia e braquiterapia.
  • Paciente com problemas na próstata.
  • Todo paciente que realizará procedimento cirúrgico.
  • Prolapso(bexiga, reto ou útero caído)

Como é realizado

Um exame completamente indolor, dura em média 40 minutos. Para realizar o exame é introduzida uma sonda na bexiga do paciente, através da uretra, e outra sonda no recto.

O exame está divido em 3 componentes: o primeiro consiste numa fase de enchimento vesical lento, com soro fisiológico (através de um catéter vesical), e a concomitante avaliação das pressões intravesical (através de um transdutor de pressão presente no mesmo catéter vesical) e intraabdominal (catéter de balão intrarectal) e na medição de um eventual fluxo urinário (urofluxómetro); de seguida obtém-se, durante uma fase miccional (em que é pedido ao paciente para urinar), curvas de pressão/fluxo, ou seja, a relação entre as pressões intravesicais e o fluxo urinário; o terceiro componente, a perfilometria uretral, permite avaliar a pressão de encerramento do esfíncter uretral, através de um transdutor colocado na extremidade de um catéter que percorre a uretra à medida que é recolhido.

O laudo do exame geralmente fica pronto em uma semana, podendo assim ser avaliado pelo médico.

É importante lembrar que a urodinâmica está contra-indicada quando há infecção urinária (ardência ou dor para urinar) e na menstruação.

Após o exame

A Urodinâmica não oferece riscos,  uma atenção especial deve ser dedicada aos portadores de lesão medular acima da sexta vértebra torácica (T6), que podem apresentar complicações, principalmente durante a fase de enchimento da bexiga,

No pós-exame imediato pode haver disúria e aumento da frequência urinária, que habitualmente regridem de 12 a 48 horas após o exame.

Urodinâmica Completa – Preço

O exame custa em média R$ 420,00, o valor pode variar de acordo com cada região e clínica escolhida pelo paciente.

Urodinâmica Completa: Preço, como é realizado, indicações
(Avaliação: 5 - 1 votos)

Comentários