Urocultura: Preço, indicações

Urocultura é um exame simples de urina capaz de identificar bactérias. A urocultura é feita através da colocação da urina em um meio propício à reprodução de bactérias, chamado meio de cultura. Caso a urina contenha germes, em 48 horas será possível identificar a formação de colônias de bactérias, podendo, deste modo, identificarmos qual tipo de bactéria está presente e quais antibióticos são eficazes em combatê-las (antibiograma).

No resultado da urocultura normalmente estão presentes o tipo de bactéria, o número de colônias formadas pela mesma e a lista de antibióticos sensíveis e resistentes.

Urocultura - Preço

Quando a urocultura é indicada:

– Quando, após a avaliação clínica, o médico ainda não está seguro de se tratar de uma infecção urinária.
– Quando o primeiro curso de antibióticos não consegue eliminar a infecção.
– Quando há suspeita de pielonefrite.
– Nas mulheres grávidas.
– Nos casos de infecções urinárias de repetição.
– Nos casos de febre sem origem definida.
– Antes de procedimentos urológicos.

É indicado que  exame seja feito com a primeira urina da manhã,-  pois esta permanece por mais tempo na bexiga, favorecendo a multiplicação bacteriana. A colheita deve ser feita de modo que não ocorra contaminação externa, sendo assim, é necessário seguir alguns passos:

  • Limpar adequadamente a região genital, especialmente ao redor do meato urinário, de preferência, utilizando gazes estéreis para limpar e, em seguida, secar a região;
  • O pote utilizado na coleta deve ser estéril;
  • No momento da coleta, deve-se evitar o contato da urina com a pele adjacente;
  • O primeiro jato de urina deve ser desprezado, pois este serve para limpar as impurezas presentes na uretra;
  • Após a coleta, a urina deve ser imediatamente encaminhada para o laboratório, sendo necessária refrigerá-la somente quando o tempo entre a coleta e a entrega for longo.

O exame é realizado colocando-se uma amostra de urina em um meio de cultura propício para o crescimento de bactérias. Caso estas últimas estejam presentes na urina, dentro de 48-72h é possível observar a formação de colônias de bactérias, sendo possível detectar qual a bactéria e o antibiótico adequado para tratar a infecção .

Urocultura – Preço

O exame de urina custa em média R$ 40,00, o valor poderá variar de acordo com o laboratório e região.

Comentários

Leave a Comment