Ultrassom Vascular – Preço, como é feito

Ultrassom vascular é um exame diagnóstico que se utiliza do eco de sons inaudíveis que se refletem nos órgãos e tecidos do corpo humano e permitem a visualização ampla e completa dessas estruturas.

O aparelho utilizado para fazer o exame  possibilita ouvir e perceber o funcionamento adequado ou insuficiente do sistema vascular, ou seja, das artérias, veias, válvulas e eventuais refluxos sanguíneos, além de ser, hoje, o mais importante método para diagnosticar e planejar possíveis cirurgias da maior parte das doenças vasculares.

O exame possibilita avaliar a gravidade das varizes, examinar artérias e fornecer um diagnóstico mais preciso das tromboses, sendo elas venosas ou arteriais.

O procedimento é completamente indolor e pode ser repetido inúmeras vezes, já que não possui efeito cumulativo ou colateral. Este exame é bastante utilizado por angiologistas, cirurgiões vasculares, cardiologistas, ortopedistas, neurologistas, ginecologistas, dentre outros profissionais, na obtenção de diagnósticos precisos do estado clínico de problemas vasculares localizados, como varizes de membros inferiores, “vasinhos vermelhos”, tromboses, estado da circulação em diabéticos, fumantes, pacientes com antecedentes de doenças vasculares, e diagnósticos de risco de derrame cerebral (ultrassom das carótidas).

Ultrassom Vascular - Preço

Como é realizado o procedimento

A ultrassom vascular não costuma provocar efeitos colaterais e nenhuma espécie de incômodo no paciente como já foi citado acima. O procedimento  dura em média de 20 a 40 minutos e é fundamental para o diagnóstico de doenças e para o acompanhamento das mesmas.

O paciente será orientado a retirar as roupas e a colocar um vestido especial. Este deitará sobre uma maca ou uma cama em um ambiente escuro e agradável. Um gel será aplicado na região a se estudar e a transmissão das ondas ficará com isto facilitada. Imagens serão geradas em um monitor específico e o médico as avaliará para um posterior laudo.

O resultado do exame geralmente pode ser visto no mesmo dia em que ele foi realizado. É importante levar no dia do procedimento exames que tenham sido feitos anteriormente. Caso seja portador de marca-passo ou caso faça uso regular de algum medicamento é imprescindível avisar o médico. Este irá avaliar a situação e determinar se os fármacos influem ou não no método a ser utilizado.

Se necessária uma avaliação mais detalhada, o médico poderá complementar este exame com o Eco Color Doppler, que completa os dados com registros de fotos de ultra-som. Programas de computador interpretam os caminhos das ondas sonoras para visualizar nosso corpo por dentro.

Ultrassom Vascular - Preço

Ultrassom Vascular – Preço

A Ultrassom Vascular pode custar entre R$ 150,00 e R$ 300,00, o valor pode variar de acordo com cada clínica e região.

Comentários