Turbinectomia – O que é, preço, como é feito

Turbinectomia é uma cirurgia realizada no nariz que tem como objetivo melhorar a respiração do paciente. Nessa cirurgia é removida a estrutura dos cornetos nasais da cavidade.

Essas conchas podem ampliar-se e causar uma obstrução capaz de prejudicar a respiração. Os cornetos nasais são responsáveis pela filtração, umidificação e o aquecimento do ar que vai para os pulmões. Seu mau funcionamento causa, principalmente, a rinite alérgica. Com sua remoção parcial ou total, os sintomas da doença são sensivelmente reduzidos. A turbinectomia remove parte ou a totalidade dessas conchas abrindo espaço para a circulação do ar e facilitando a respiração. Como é considerada uma cirurgia exploratória, o médico terá que tomar algumas decisões, sem o conhecimento do paciente, durante a realização do procedimento. A cirurgia pode ser feita com anestesia local ou geral e dura aproximadamente meia hora. O paciente deve ficar internado por um ou dois dias após a realização do procedimento. Às vezes há necessidade de colocar um tampão dentro do nariz para evitar sangramento. Esse tampão é removido em até três dias após a realização da operação. O nariz tem três conchas. Uma vez removidas, as conchas nasais não voltam a crescer. Se forem removidas em excesso, há possibilidades de que os pacientes sofram dores de cabeça, secura, hemorragia e desenvolvam até um quadro de depressão.

Turbinectomia - O que é, preço, como é feito

Contraindicações

A cirurgia de turbinectomia deve ser evitada por pacientes que vivem em ambientes com muita poeira. A diminuição da área de superfície devido a perda da mucosa inferior do corneto pode possivelmente predispor os pacientes a ter um quadro de mucosa nasal seca. Isso pode levar a formação de crostas e obstrução.

Pós operatório

É importante que o paciente saiba que esse tipo de procedimento, pode haver algum efeito reverso. Os sintomas podem aparecer como sangramento, formação de crostas, rinite atrófica secundária e uma sensação de respiração congestionada, que na verdade é causada por uma cavidade nasal muito vazia. Outro ponto a se observar é que a inervação dos cornetos é afetada pelo tecido cicatricial. O tecido de cicatriz é um tecido de substituição de baixa qualidade com sangue ruim e quantidade de nervos.

Turbinectomia - Quanto custa

Turbinectomia – Preço

A turbinectomia custa entre R$ 2.000,00 e R$ 5.000,00, é possível também que ela seja feita pelo SUS de forma gratuita. É importante a escolha de um bom profissional, com bons antecedentes para que o resultado seja o melhor possível.

Comentários