Tomografia computadorizada da coluna – Preço

Tomografia computadorizada é um exame realizado por um aparelho que mostram até mesmo as imagens mais internas do corpo, por meio de uma radiação ionizada, podendo ser visualizada em vários planos.

Estas imagens podem ser vistas em um monitor de computador, impressas em filme ou transferidas para um CD ou DVD.Com a tomografia computadorizada, a estrutura óssea das vértebras da coluna vertebral é claramente visualizada e com precisão, como os discos intervertebrais e, até certo ponto, a medula espinhal.

O exame é totalmente indolor e não apresenta nenhuma contraindicação, qualquer paciente pode realizá-lo através do correlacionamento da energia absorvida contra a frequência, na faixa de megahertz (MHz) do espectromagnético.

Tomografia computadorizada da coluna - Preço

O uso de contraste

Poderá haver a necessidade de se utilizar um meio de contraste a fim de aumentar a capacidade diagnóstica da região a ser analisada. O contraste é uma substância líquida, segura que será injetada na veia durante a realização do exame. Em alguns casos, poderá ocorrer gosto metálico na boca e calorões, que passarão em alguns instantes. Os técnicos e os médicos estarão disponíveis para responder a quaisquer dúvidas sobre o procedimento.

Indicações 

  • Avaliar a coluna vertebral antes e após a cirurgia.
  • Detecta vários tipos de tumores na coluna vertebral, incluindo aqueles que têm espalhado lá de outra área do corpo. Alguns tumores que surgem em outros lugares são primeiramente identificados por encontrar depósitos de células malignas (metástases) nas vértebras; câncer de próstata é um exemplo.
  • Ajudar a diagnosticar dor na espinha. Uma das causas mais comuns de dor na coluna que pode ser diagnosticada por CT é uma hérnia de disco intervertebral. Ocasionalmente, este diagnóstico é feito usando TC Mielografia.
  • Medir a densidade óssea na coluna vertebral e prever se as fraturas vertebrais são prováveis de ocorrer em pacientes que estão em risco de osteoporose.
  • Guiar de procedimentos de diagnóstico, tais como a biópsia de uma área suspeita para detectar o câncer, ou a remoção de fluido de uma infecção localizada (abscesso).
  • Avaliar para anomalias congênitas da coluna vertebral.
  • Avaliar para lesão na coluna vertebral.

Preparação para o exame

Não é necessário preparo em paciente que será submetido à Tomografia Computadorizada SEM contraste. Em caso de contraste endovenoso: jejum de 4 horas.
Pesquisa de Alergia: Pacientes alérgicos ou potencialmente alérgicos que necessitem utilizar contraste iodado, eventualmente será necessário atendimento específico (dessenssibilização prévia e/ou acompanhamento anestésico).
Em casos que necessitam de acompanhamento anestésico e/ou sedação:
Se o paciente necessitar sedação = jejum de 8 horas. No caso de crianças, o período de jejum varia de acordo com a idade:
– Recém-nascido (RN) prematuro = 2 horas;
– Recém-nascido (RN) normal = 3 horas;
– Lactante (1 à 4 meses, que só tomam leite materno) = 4 horas;
– Crianças maiores = 6 horas.

Tomografia computadorizada da coluna - Preço

Pacientes Diabéticos: para pacientes diabéticos que fazem tratamento a base de cloridato de matformina (glucoformin, glifage, Glucophage, Dimefor, Metformina) e precisam utilizar contraste iodado, se faz necessário entrar em contato com o médico assistente, pois a orientação do Serviço de Radiologia é que suspenda por 24 horas antes do exame.

Grávidas, dependendo da idade gestacional, são desaconselhadas a realizar este exame. Porém, quando fundamental para o diagnóstico, há métodos de proteção de gestantes.

Tomografia computadorizada da coluna – Preço

A Tomografia computadorizada da coluna pode custar entre R$ 600,00 e R$ 800,00, dependendo da clínica e região.

Comentários