Timpanoplastia – Preço, cuidados e recuperação

A Timpanoplastia é muito indicada para pacientes que sofrem de infecções crônicas, como a otite, pois ela repara ou reconstrói uma perfuração (“buraco”) na membrana do tímpano.  A cirurgia tem como objetivo principal controlar a infecção crônica através da reconstrução da membrana timpânica com enxertos (fáscia temporal, pericôndrio e membrana corioamniótica) e secundariamente melhorar a audição dos pacientes.

Timpanoplastia - Preço

Como é feita a cirurgia

A anestesia deve ser geral ou local assistida com sedação, o paciente deverá conversar com seu médico e decidir o melhor tipo para o seu caso. A cirurgia é feita através do próprio canal do ouvido, chamado de conduto auditivo externo, e portanto as incisões são internas. Em casos onde as perfurações são bastante amplas, é realizada uma incisão atrás da orelha, a qual ficará bastante discreta no pós-operatório.Os pontos são feitos quando é necessária a realização de alguma incisão externa. São retirados geralmente em uma semana após a cirurgia. No final da cirurgia são deixados curativos na cavidade do ouvido e no conduto auditivo externo. Estes materiais são absorvidos espontaneamente após 2 a 3 semanas. Geralmente o paciente é liberado no mesmo dia da cirurgia, não necessitando de internação, somente em casos de complicação.

Timpanoplastia - Preço

Cuidados após a cirurgia

O paciente poderá sentir dor nos primeiros dias, nesse caso é indicado o uso de analgésico que deverá ser prescrito pelo seu médico, também pode ocorrer inchaço na região. O cuidados mais importante é manter o ouvido seco, não permitindo a entrada de água. O paciente deverá afastar-se do trabalho durante 7 dias, as atividades físicas que exijam esforço também devem ser evitadas durante 22 dias. Após esse período e a orientação de um médico, o paciente poderá voltar a sua vida normal.

Riscos de complicações

Assim como toda e qualquer cirurgia a Timpanoplastia também pode oferecer riscos, sendo eles:

Perda da audição – A timpanoplastia é feita para ajudar a melhorar o nível de audição até uma faixa normal. Entretanto, algum grau de perda de audição (mais comum quando é necessário manipular os ossículos do ouvido) pode ocorrer após a cirurgia.

Paralisia facial – Devido ao fato do nervo facial passar bem perto do local da cirurgia, lesões deste nervo apesar de incomuns (raras), podem ocorrer. Isto pode resultar em fraqueza temporária dos músculos da face e perda do gosto em um lado da língua.

Tonturas – Esta complicação após a cirurgia é rara. Caso ocorra comunique seu médico para a prescrição de medicação adequada.

Perda do enxerto – Devido ao fato que esta operação envolve a colocação do enxerto (já explicado anteriormente), muito raramente este tecido pode não sobreviver por tempo suficiente até que todo o buraco na membrana do tímpano esteja totalmente recoberto pelo crescimento da nova membrana. Neste caso, outra operação pode ser necessária. Devido ao fato que a taxa de sucesso da timpanoplastia ser muito alto, uma re-operação também tem uma taxa de sucesso bastante alta.

Timpanoplastia – Preço

A cirurgia de Timpanoplastia custa em média R$ 1.370,00. Os valores podem variar de acordo com cada hospital e região.

Comentários