Teste Ergométrico: Preço, como é feito

O teste ergométrico é um exame que complementa diagnósticos de problemas cardíacos, ele é feito com auxílio de uma esteira ou bicicleta ergométrica, onde são observados os comportamentos de frequência cardíaca e da pressão arterial, durante o repouso e o esforço, do paciente. Esse tipo de exame oferece dados sobre o funcionamento cardiovascular quando o coração é submetido a esforço físico de forma gradual e crescente e avalia o desempenho das reservas coronárias.

Contraindicações

O teste ergométrico é contraindicado para pessoas portadoras de arritmias não controladas, miocardites e pericardites agudas, estenose aórtica grave, embolia pulmonar, qualquer enfermidade aguda, limitação física ou emocional, intoxicação medicamentosa, gestação, portadores de doença arterial coronária, angina instável e infarto em evolução.

Teste Ergométrico - Preço

Como é feito

No primeiro momento o médico estabelece o protocolo ideal de esforço para cada paciente, levando em conta a idade e as limitações físicas. Em seguida, são colocados eletrodos no tórax do paciente para registro por meio de um eletrocardiograma (ECG). Depois, ele é levado à esteira ou bicicleta, iniciando-se o exercício com o protocolo escolhido. O paciente é monitorado durante o repouso e o esforço. O movimento começa lentamente e aos poucos a velocidade aumenta. Depois que o esforço máximo for alcançado, o movimento é progressivamente desacelerado para a fase de desaquecimento. O exame pode ser interrompido caso o paciente apresente grande cansaço ou exaustão. O resultado sai em 30 min após o exame.

Antes do exame

Nas horas que antecedem o exame é aconselhado não passar nenhum tipo de creme no corpo, pois podem facilitar o descolamento dos eletrodos. Não é necessário fazer jejum, apenas uma alimentação leve. Se é fumante, não fume nesse dia, pois isso pode alterar os resultados do exame. Além disso, não faça o exame se estiver gripado ou resfriado e vá com tênis e roupas confortáveis.

Teste Ergométrico

Teste Ergométrico – Quanto custa

O teste ergométrico custa em média R$ 120,00, o valor pode variar de acordo com a região e a clínica escolhida. É importante lembra que o exame pode ser feito na rede pública SUS.

Comentários