Teste de HPV: Preço, como é realizado

O teste de HPV nada mais é que uma coleta semelhante à do Papanicolau, o ginecologista fica sabendo, dias após a realização do exame, se a paciente carrega esse inimigo microscópico. O exame é capaz de identificar a presença do DNA de diferentes subtipos de HPV no colo do útero.

O HPV é classificado em alguns subtipos sendo eles;  16 e o 18  que são associados ao câncer de colo de útero. Já outros, como o 6 e o 11, provocam verrugas genitais. Obviamente, saber contra qual adversário você está lidando ajuda a determinar os próximos passos.

Mulheres suscetíveis ao contato pelo HPV

Mulheres com número de parceiros elevado;
Juventude (menos que 25 anos);
Primeira relação sexual antes dos 16 anos;
Parceiro com múltiplas parceiras.

Como é realizado o exame

O paciente não deverá manter contato sexual por no mínimo três dias, deverá também evitar o uso de cremes, o exame não poderá ser feito no período menstrual. O procedimento é bem simples, onde será coletada uma amostra de sangue ( veia do braço) do paciente.

Outros exames para HPV na mulher

Exame clínico: observação da região íntima a olho nu, com auxílio de um líquido próprio e uma lupa;

Papanicolau ou Preventivo: raspagem do colo do útero com uma espécie de cotonete, para depois analisar a amostra em laboratório;
Saiba mais:  Papanicolau: Preço, como é feito, onde fazer

Captura híbrida: consiste em retirar pequenas amostras das paredes da vagina e do colo do útero, para analisar a presença de DNA do HPV na célula. Este teste ajuda a identificar o HPV de baixo ou alto risco, quando há alterações no papanicolau;

Colposcopia: consiste em realizar uma biopsia do tecido do colo uterino que tenha lesão vista pelo colposcópio. É indicada no caso de citologias alteradas.
Saiba mais:  Colposcopia – Preço, como é feito o exame

A vacina

A vacina tem eficácia de 100%, protegendo as pessoas dos sorotipos mais comuns. Existem dois tipos de vacinas: a Bivalente, que protege contra os sorotipos 16 e 18, que são os principais causadores do câncer de colo de útero e outros cânceres genitais; e a Quadrivalente, que protege contra os sorotipos 6 ,11, 16 e 18, que são responsáveis por 70% dos cânceres cervicais e 90% dos condilomas ou verrugas, como já citado acima. Atualmente, a única vacina aprovada para aplicação em homens é a Quadrivalente. Tanto a Bivalente, quanto a Quadrivalente, são aplicáveis em crianças.

Quanto custa o teste de HPV

Os testes de HPV podem custar entre R$ 90,00 e R$ 350,00, o valor poderá variar de acordo com a clínica e região.

Lembramos que esses exames muitas vezes são disponibilizados pelo SUS, de forma totalmente gratuita.

Comentários

Leave a Comment