Restauração Dentária – Preço

Restauração é um procedimento feito em dentes afetados pela cárie,  permitindo que o dente afetado volte à sua forma, desempenhando sua função normalmente.

No procedimento é removida a parte do dente que esta deteriorada, então a área atingida  é limpa  e por último é preenchida a cavidade limpa com um material de restauração.

Ao fechar os espaços onde as bactérias podem se infiltrar, a restauração também ajuda a prevenir uma deterioração posterior. Os materiais mais utilizados para as restaurações são: ouro, porcelana, uma resina composta (restauração da cor do dente) e amálgama (uma liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e algumas vezes zinco).

Restauração dentária - Preço

O não tratamento da cárie pode levar ao progressivo comprometimento dos tecidos dentários e provocar:

– Dores cada vez mais frequentes e intensas;

– Necessidade de tratamento de canal, caso a cárie tenha atingido a polpa do dente;

– Eventual perda do dente, prejudicando a autoestima;

– As restaurações existentes devem ser reavaliadas de 06 em 06 meses, já que o dente restaurado é sempre mais vulnerável que o dente íntegro.

Conheça mais sobre os materiais utilizados nas restaurações

Tipos de restauração

Existem diferentes tipos de restauração que podem ser mais ou menos indicadas, dependendo do caso. Um dentista especializado é quem irá avaliar o caso e indicar o melhor tipo de restauração.

Restauração em resina

A resina é um material bastante utilizado na restauração dentária já que sua coincide bastante com a coloração dos dentes. Em geral, a restauração dentária com esse material é realizada em casos de quebra de dentes frontais, ou seja, na parte mais visível da boca.

A resina liga-se diretamente a estrutura do dente e diminui o desgaste de partes sadias, no caso de fratura.

Restauração em amálgama

Esse tipo de restauração é feito através de uma liga de metais. Geralmente é mais indicada para as partes posteriores. São, em geral, restaurações muito resistentes e que não precisam ser trocadas por um bom período de tempo.

Restaurações de cerâmica

A grande vantagem das restaurações de cerâmica é o aspecto natural que esse tipo de material confere. Por isso, a maior parte dos dentistas utiliza a cerâmica nos casos onde existe a necessidade de restaurações na parte nos dentes frontais. Quando comparada à resina, a cerâmica é menos resistente. Porém, por outro lado, constitui um material menos suscetível à manchas.

Restaurações de ouro

As restaurações de ouro também são outro tipo de restauração com ligas de metal. Porém, diferentemente da amálgama, essa restauração acaba sendo mais durável. A grande diferença, contudo, está no preço, já que as restaurações de ouro podem ser seis vezes mais caras. Também são recomendadas para dentes posteriores, já que a restauração fica visível.

Restaurações com ionômetro de vidro

Essa é considerada uma forma de restauração mais moderna, já que este material confere mais resistência que a resina, com um acabamento quase tão natural quanto a cerâmica. No caso de crianças, esse material acaba sendo o mais indicado uma vez que é extremamente resistente às cáries.

Restauração dentária - Preço

Restauração dentária – Preço

Uma restauração pode custar de R$ 100,00 a R$ 800,00. O valor poderá variar de acordo com o material utilizado na restauração.

Comentários