Quanto Custa Uma Mamografia

A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem que é usado na avaliação do tecido mamário para detectar lesões benignas e cânceres. A mamografia é realizada com um aparelho de raio-x chamado de mamógrafo.

Quanto Custa Uma Mamografia

O exame identifica lesões e cânceres que normalmente se apresentam como nódulos ou calcificações. A mamografia é capaz de detectar câncer de mama antes mesmo de que seja palpável e identificado clinicamente. Tanto homens como mulheres podem desenvolver o câncer de mama, então a mamografia de rotina é a melhor forma de se identificar precocemente a doença.

Há dois tipos de aparelho de mamografia: o convencional e o digital. Os dois utilizam o raio-x para a produção da imagem da mama, porém a diferença está na forma como ocorre a captação da imagem mamográfica.
– Na mamografia digital, os raios-x atravessam a mama e atingem um detector que transforma os raios-x em um sinal elétrico que será transmitido a um computador.
-Na mamografia convencional, a imagem é impressa em um filme.
A vantagem do exame digital é a qualidade da imagem gerada, que apresenta alta definição, o que permite uma melhor visualização do exame, inclusive de mínimas alterações.

Indicações da mamografia

A principal indicação da mamografia é para identificação de tumores de mama. Recomenda-se que a primeira mamografia seja realizada aos 35 anos e anualmente a partir dos 40 anos de idade. Já aquelas mulheres que possuem casos de câncer de mama na família (em parentes de primeiro grau), apresentam um risco maior de desenvolver a doença e o exame pode começar a ser feito 10 anos antes do caso mais precoce entre as familiares que tiveram a doença. Exemplo: se sua mães descobriu um câncer de mama aos 42 anos de idade, você deve começar a realizar a mamografia anualmente a partir dos 32 anos.

Antes dos 25 anos, a mamografia não é recomendada, pois a mama é mais suscetível à radiação nessa faixa etária.  Mesmo Mamografia Preçomulheres que tiveram casos na família muito cedo, devem esperar até os 25 para fazer a mamografia. Para esses casos, o indicado é a ultrassonografia.

Depois dos 70 anos de idade, a frequência do exame dependerá do critério médico.

Outas indicações da mamografia:

– Para fins de diagnóstico, na avaliação de alguma queixa clínica (dor, presença de nódulo palpável, ou alterações na aparência da mama)
– Para avaliação de alterações encontradas em outros exames de diagnóstico por imagem, como a ultrassonografia
– Homens também podem ter câncer de mama, apesar de pouco frequente, por isso a mamografia pode ser usada na avaliação da mama masculina (quando há aumento de volume ou presença de nódulo papável

Quanto custa uma mamografia?

O exame de mamografia está disponível pelo SUS e em alguns planos de saúde (verifique se o plano que você contratou cobre o exame).

Em média o exame custa entre R$70,00 e R$200,00.

Quanto Custa Uma Mamografia
(Avaliação: 3.67 - 3 votos)

Comentários