Quanto Custa Uma Doula: Preço

A palavra doula vem do grego “mulher que serve”, isso mesmo, uma pessoa ao seu lado durante e após o parto zelando pelo seu bem estar, enquanto você cuida do bebê, um trabalho bastante árduo.

A doula deverá ser uma pessoa totalmente preparada para oferecer conforto, encorajamento, tranqüilidade, suporte emocional, físico e informativo durante o período de intensas transformações que está mamãe está vivenciando.

Embora seja de extrema importância, salientamos que nada substitui um pai presente e cuidadoso principalmente nesse momento de muitas mudanças e adaptações. A doula não substitui o pai (ou o acompanhante escolhido pela mulher) durante o trabalho de parto, muito pelo contrário. O pai muitas vezes não sabe bem como se comportar naquele momento. Não sabe exatamente o que está acontecendo, preocupa-se com a mulher, acaba esquecendo de si próprio. Não sabe necessariamente que tipo de carinho ou massagem a mulher está precisando nessa ou naquela fase do trabalho de parto.

Quanto custa uma doula

O que uma doula não pode fazer?

  • Não pode realizar qualquer procedimento médico ou clínico como aferir pressão, toques vaginais, monitoração de batimentos cardíacos fetais, administração de medicamentos.
  • Não é sua função discutir procedimentos com a equipe ou questionar decisões.
  • Não substitui qualquer dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto.
  • Não substitui o acompanhante escolhido pela parturiente. Nesse caso a doula orienta o pai ou acompanhante a ter uma participação mais ativa no processo, sugerindo formas de prestar apoio e dar conforto à mulher.

Como escolher uma doula?

Hoje em dia é bastante fácil de ser encontrada, mas fique atenta, vale pesquisar sobre a pessoa e seus trabalhos anteriores, as indicações também podem ser úteis, assim como bons antecedentes.

O serviço desta assessora começa antes do dia do nascimento do bebê, com encontros para conhecer a gestante e informá-la sobre as etapas do trabalho de parto, preparação do períneo e elaboração do plano de parto. E também continua após a chegada do novo membro da família, tirando dúvidas sobre o início da amamentação e conversando sobre a experiência do parto.

Quanto custa uma doula

Vantagens 

  • Redução de 50% nos índices de cesariana
  • Redução de 25% na duração do trabalho de parto
  • Redução de 60% nos pedidos de analgesia peridural
  • Redução de 30% no uso de analgesia peridural
  • Redução de 40% no uso de ocitocina
  • Redução de 40% no uso de fórceps
  • Aumento no sucesso da amamentação
  • Interação satisfatória entre mãe e bebê
  • Satisfação com a experiência do parto
  • Redução da incidência de depressão pós-parto
  • Diminuição nos estados de ansiedade e baixa auto-estima

Ministério da Saúde recomenda o suporte da Doula

“O apoio da doula, além de melhorar a vivência experimentada pelas mulheres que dão à luz, parecem ter uma influência direta e positiva sobre a saúde das mulheres e dos recém-nascidos. Devem, portanto, ser estimuladas em todas as situações possíveis.”

“O acompanhamento da parturiente pela doula reduz a duração do trabalho de parto, o uso de medicações para alívio da dor e o número de partos operatórios. Alguns estudos também mostram a redução do número de cesáreas. Também é observado que os grupos de parturientes acompanhadas durante o parto pela doula têm menos depressão pós-parto e amamentam seus recém-nascidos nas primeiras seis semanas de vida em maior proporção que as parturientes dos grupos de controle.”

Parto, Aborto e Puerpério – Assistência Humanizada à Mulher, 2001

Quanto custa uma doula

O preço do serviço varia de acordo com a experiência. algumas cobram cerca de R$ 400,00 por mês outras até mesmo R$ 1.500,00.

Quanto Custa Uma Doula: Preço
(Avaliação: 5 - 3 votos)

Comentários