Cirurgia Bariátrica – Preço

A cirurgia bariátrica vem se tornando um importante aliado no tratamento de pacientes com obesidade grau 3.

O que é Cirurgia Bariátrica?

A cirurgia bariátrica  é uma plástica no estômago (gastro = estômago, plastia = plástica), que tem como o objetivo reduzir o peso de pessoas com o IMC elevado.

Cirurgia Bariátrica Preço

Quando a Cirurgia é indicada?

Esse tipo de cirurgia é indicado para  pacientes com IMC acima de 35 Kg/m², que tenham complicações como apneia do sono, hipertensão arterial, diabetes, aumento de gorduras no sangue, problemas articulares, ou pacientes com IMC maior que 40 Kg/m², que não consigam emagrecer com outros métodos.

Pré-Requisitos para a cirurgia

Para ser submetido à Cirurgia, o paciente deve:

  • Estar com 45 kg acima do peso ideal ou com o IMC de 40 ou superior a isso;
  • Estar na faixa etária de 16 a 60 anos;
  • Histórico em não conseguir perder peso com outros métodos;
  • Não possuir nenhuma doença que o impeça de fazer a cirurgia;
  • Possuir uma avaliação clínica completa e exames pré-operatórios.

Tipos

As cirurgias que  apenas diminuem o tamanho do estômago, são chamadas do tipo restritivo (Banda Gástrica Ajustável, Gastroplastia vertical com bandagem ou cirurgia de Mason e a gastroplastia vertical em “sleeve”). A perda de peso se faz pela redução da ingestão de alimentos. Existem, também, as cirurgias mistas, nas quais  há a redução do tamanho estomago e também um desvio do trânsito intestinal. As cirurgias mistas podem ser predominantemente restritivas (derivação Gástrica com e sem anel) e predominantemente disabsortivas (derivações bileopancreáticas).

Benefícios da cirurgia

Com a cirurgia bariátrica, além de perder grande quantidade de peso, o paciente  tem os benefícios da melhora, do seu diabetes, controle da pressão arterial, dos lipídeos sanguíneos, dos níveis de ácido úrico e alívio de dores articulares.

Cuidados após a Cirurgia

O paciente deve tomar uma série de cuidados, para acelerar o processo de cicatrização e a adaptação a seu novo estilo de vida. Nos primeiros dias após o procedimento o paciente deve ingerir somente líquidos de forma lenta. Nesse período, não se deve ingerir açúcar, pois pode se tornar um risco à vida e à saúde de quem foi submetido à cirurgia. A incisão que é feita para o procedimento cirúrgico deve ter seu curativo sempre trocado e o local deve ser limpo e seco. Pode ser feita a prática de exercícios moderados como a caminhada, sem pegar pesos ou fazer qualquer tipo de esforço. Os pacientes submetidos à cirurgia deverão ser acompanhados por longo tempo, com objetivo de receberem orientações específicas para elaboração de uma dieta adequada.

Cirurgia Bariátrica Preço

Complicações

A cirurgia é complexa e apresenta risco de complicações. A intervenção impõe uma mudança fundamental nos hábitos alimentares dos pacientes. Portanto, é importante que o paciente conheça muito bem o procedimento cirúrgico e quais os riscos e benefícios da cirurgia. Em alguns casos, uma cirurgia plástica para retirada do excesso de pele é necessária.

Quanto Custa Uma Cirurgia Bariátrica – Preço

O preço da cirurgia bariátrica varia entre 10.000 a 30.000 reais. É possível ser realizada pelo SUS, mas é um processo demorado e complicado, pois é necessário que o paciente realize muitos exames e ela só é feita em indivíduos com obesidade mórbida.

Veja também: Quanto Custa Uma Lipoaspiração – Preço

Cirurgia Bariátrica – Preço
(Avaliação: 4.38 - 8 votos)

Comentários