Quanto Custa Um Aquário

Mais do que decorar, um aquário é um miniecossistema e como tal exige paciência, dedicação e muitos cuidados.

Aquário

Na hora de escolher um aquário vários fatores devem ser analisados. Um desses fatores  e que vai influenciar muito na escolha do seu aquário é o espaço de que você dispõe para ele. O espaço disponível é sempre uma limitação para o tipo de tanque.

Outro ponto que deve ser analisado é o peso do tanque. Um tanque com capacidade para 100 litros irá pesar muito mais depois de cheio, pois além da água você também vai colocar cascalho, pedras, troncos, etc. Então verifique se o móvel sobre o qual você vai colocar o aquário será resistente. Você deve verificar também, se ele está próximo a uma torneira, para facilitar na hora de encher o tanque. E já pensando nas trocas de água, ele deve ficar num lugar onde possa ser esvaziado facilmente.

Após a escolha do tamanho do aquário você deverá escolher os peixes ornamentais que  deseja manter nele. Além de escolhas pessoais, há alguns fatores bastante relevantes que devem ser observados a respeito de cada peixe. Não fique aí pensando que é só comprar um aquário e encher de peixes. Além disso o tamanho do tanque que você escolheu vai influenciar na espécie e na quantidade de peixes que poderá colocar nele.

Fatores que devem ser avaliados na escolha do peixe:

-Tamanho do peixe adulto: você deve ter consciência de que aquele peixinho de 5cm que você comprou irá crescer e precisar de espaço.
-Comportamento do peixe
-Preferências quanto à água: o tipo de água vai depender do peixe escolhido. Aquários de água doce são mais comuns e baratos tanto para montar como para manter. Já aquários de água salgada custam bem mais caro.
-Hábitos de alimentação
-Compatibilidade com outras espécies

Aquário2

Outros itens que devem ser observados para o sucesso do seu aquário

-Termômetro para aquário: item que muitas vezes passa desapercebido pelas pessoas, chegando até mesmo a não ser considerado como importante, mas que é indispensável para o seu aquário.
Assim como nós humanos, os peixes e plantas sentem as variações na temperatura e podem ter seu comportamento e sua saúde afetados por ela. Em casos extremos, tanto peixes como plantas podem morrer se os limites de temperatura para eles forem ultrapassados.

-Capacidade do aquário: aquários acima de 50 litros e retangulares possuem mais estabilidade química e biológica, além de permitir uma variedade maior de peixes. Podem ser mais caros, mas são mais fáceis de manter.

-Água: fundamental para o sucesso do seu aquário, por isso não deixe de fazer testes regularmente.

-Ciclo do nitrogênio: essencial para o equilíbrio do aquário. Você deve aguardar em torno de 30 dias antes de colocar peixes, para que o ciclo do nitrogênio se estabeleça.

-Lâmpadas: além de deixar o aquário mais bonito são essenciais se você vai cultivar plantas vivas. É recomendado 1 watt para cada 2 litros de água. A iluminação deve ser de 8 a 12 horas por dia. Você deve espalhar a iluminação uniformemente por todo tanque.

-Termostato com aquecedor: serve para manter a temperatura da água constante. O ideal é que se tenha 1 watt de potência por litro.

Plantas: artificiais ou naturais. Você deve dar atenção as condições de sobrevivência da espécie.

-Sifão: serve para aspirar o fundo do aquário. A troca de água deve ser semanal, quinzenal ou mensal.

-Filtro: pode ser interno ou externo. A capacidade do filtro deve ser em torno de seis vezes o volume do aquário por hora.

Testes: os principais testes são pH, amônia e nitrito. o KH e o GH servem para checar os sais minerais na água.

Comida: os peixinhos precisam comer. Não exagere na quantidade, pois se ela não for consumida imediatamente, vai apodrecer e afetar o equilíbrio do aquário.

Veja abaixo o preço de alguns aquários:

Os preços de um aquário obviamente irão variar de acordo com o tamanho escolhido. Aquários menores, com aproximadamente 1,5L podem custar a partir de R$40,00. Já, os maiores com capacidade em torno de 250L podem custar até R$8000,00 dependendo dos acessórios que podem estar acompanhando.

Votar

Comentários