Pílula do Dia Seguinte – Preço

A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência, encontrado em comprimidos, que pode ser usado após a relação sexual para evitar uma gravidez indesejada. Por se tratar de um anticoncepcional de emergência, só deve ser usado nos casos em que nenhuma outra medida de proteção contra gravidez foi tomada.

A pílula do dia seguinte de forma alguma deve substituir os métodos contraceptivos tradicionais como as pílulas,injeções ou adesivos anticoncepcionais, DIU, diafragma e preservativos. Deve somente ser usada no caso de esquecimento ou falha de algum desses métodos.

A pílula do dia seguinte se trata de um comprimido composto por hormônios em uma dose bem mais elevada que os anticoncepcionais comuns e por esse motivo pode causar diversos efeitos colaterais se usada com muita frequência, inclusive o seu uso frequente pode levar a ineficácia do método.

Como tomar a pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte deve ser ingerida após uma relação sexual desprotegida por mulheres que não desejam engravidar. Deve ser tomada o PDSmais rápido possível e dentro de um período que não ultrapasse 72 horas (3 dias) após a relação, pois a cada dia que passa sua eficácia contraceptiva diminui.

Dois tipos de pílula do dia seguinte são comercializados: a apresentação em dose única e a apresentação com dois comprimidos. Qualquer uma delas deve ser usada seguindo as recomendações acima. O que difere uma da outra é que na apresentação de dois comprimidos, o primeiro deve ser ingerido antes de 72 horas após a relação e o segundo comprimido deve ser tomado 12 horas após a ingestão do primeiro. Opcionalmente os dois comprimidos podem ser ingeridos juntos.

Quando utilizada corretamente e dentro do prazo de 72 horas a pílula do dia seguinte apresenta uma eficácia de 97%.

Vale lembrar que o uso da pílula do dia seguinte altera o ciclo menstrual e o tempo de ovulação, portanto a menstruação costuma vir dias depois do uso da pílula.

Pílula do dia seguinte – preço?

Aqui no Brasil a pílula anticoncepcional mais usada é composta por levonorgestrel na concentração de 0,75mg.
As marcas mais comuns comercializadas são: Postinor-2, Diad, Pilem, Pozato Uni, Minipil 2 -Post, Poslov, Dopo, NeoDia, Previdez 2, NorLevo.

O preço de uma pílula do dia seguinte pode variar entre R$8,00 e R$25,00 dependo da marca e da região do país.

Comentários